O estranho objeto encontrado pela Nasa em Marte

De vez em quando eu posto algo sobre Ciência, pois eu curto bastante essa área. Ainda mais com essa nova corrida espacial que temos e as macacadas que aparecem lá em Marte.

O pequeno Rover Curiosity, nosso representante lá no Planeta Vermelho, apresentou uma imagem de “algo” (que parece ser um meteorito metálico) na superfície de Marte e disponibilizada no site da Nasa.

O METEORITO METÁLICO DE MARTE

O Curiosity usa um raio laser para escanear a superfície de objetos encontrados no seu caminho, depois, um espectômetro analisa a poeira formada pela vaporisação do objeto…

tumblr_mn6tzilhh11rhg5lso1_500

… não é necessariamente dessa forma, mas o raio laser do Curiosity, de fato, pulveriza a superfície do mineral e o analisa.

Segundo a mídia, o “meteorito” seria uma combinação entre Ferro e o Níquel. Na foto abaixo, dá até pra notar as marcas do raio laser no meteorito, indicando o uso da ferramenta na hora de analisar.

objeto-marte-1

E se isso for confirmado pela análise dos dados coletados pelo Curiosity, se saberá que ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide, ainda mais se levar em conta a falta de oxigênio, capaz de oxidar o “metal”.

Visando evitar maiores especulações, o Porta-Voz da Nasa já se pronunciou sobre o caso.

“O objeto foi batizado de Ames Knob e e lembra outro meteorito examinado pelo Curiosity em novembro, e cuja análise revelou uma composição de ferro e níquel”.

objeto-marte-2

O TANTO QUE O CURIOSITY JÁ ANDOU

Desde que pousou na Cratera Gale (lembrando que ele pousou em 2012), o Curiosity percorreu mais de 15 km(a cratera tem cerca de 150 km). Os cientistas pensam numa Linha do Tempo para compreendar as transformações ambientais sofridas.

As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta. Se confirmado, este Objeto será o terceiro deste tipo, encontrado pelo jeep-robô Curiosity.

1 comentário Adicione o seu

Comenta aí, machu véi!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.