Googel homenageia Carmen Miranda (Atriz, Dançarina e Cantora)

Como já é de costume, a Gigante da Internet presta homenagens singelas e interessantes adaptando sua logomarca, os conhecidos Doodles.

A homenageada, agora, é Carmen Miranda (conhecida como Pequena Notável).

UM POUCO DA HISTÓRIA DE CARMEN MIRANDA

Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em 9 de fevereiro de 1909 em Várzea da Ovelha e Aliviada (Portugal) e, se estivesse viva, faria 108 anos hoje.

Atriz, cantora e dançarina, era portuguesa e foi radicada no Brasil. O Doodle traz Carmen Miranda cercada de outras dançarinas bem coloridas, bem como era representada em suas aparições (usando aquele chapéu cheio de frutas e vestido longo e rendado) , o que é uma referência ao nosso tão característico Carnaval.

Sim, tem Carnaval fora do Brasil, mas não é essas coisas.

INFLUENCIA DEIXADA POR CARMEN MIRANDA

Na Música

Nossa Carmen lançou seu primeiro Album em 1929 e, depois, mudou-se para os Estados Unidos em 1939. De lá,  todo o Mundo foi conquistado pelo seu sorriso e sua música.

O movimento Tropicalista também se curvou aos encantos da luso-brasileira, sendo musa inspiradora para canções como Tropicália de Caetano Veloso. Quem nunca cantou Tico Tico no Fubá ou Chica Chica Boom Chic?!

De fato, a música de Carmen Miranda sempre foi muito forte e, apesar de não ser brasileira de berço, penso que não houve ninguém que levasse esse lado musical carnavalesco de forma tão permanente como Ela.

Nos Desenhos Animados

Há um episódio de Looney Tunes chamado Yankee Doodle Daffy (1943), uma paródia baseada no musical Yankee Doodle Dandy (1942). Nesse episódio, para você ter uma ideia da influência musical da moça, até o Patolino aparece vestido de Carmen Miranda.

patolino-yankee-doodle-daffy

Na Moda

Ela influenciou não apenas o mundo da Música, foi a primeira brasileira a fazer Moda em terras americanas, o chamado Miranda Look. Nas lojas da Quinta Avenida de Nova York, seu figurino (baiana rendeira) chegou a superar criações de Christian Dior e Chanel S.A. (maiores ícones da moda françesa).

Nas relações exteriores

Carmen Miranda também ajudou na relação entre as Américas durante períodos de grandes conflitos armados.

O livro O Imperialismo Sedutor,(discute a situação do Brasil nas políticas externas americanas durante a luta contra o Eixo na Segunda Grande Guerra Mundial) apresenta nossa linda cantora como o elo da então relação amigável entre Brasil e Estados Unidos, explicitada nas telas de cinema.

O que podemos chamar de “intercâmbio cultural” também foi bastante utilizado. Como falei lá em cima, Carmen Miranda conquistou os gringos e isso foi motor para alinhar as relações conosco e foi nessa época que nasceu Zé Carioca, criação de Walt Disney (financiado pelo governo norte americano) como resultado e uma “Política de boa vizinhança”.

Sim, eles fizeram a lição de casa.

MORTE DE CARMEN MIRANDA

Carmen Miranda, devido a um ataque cardíaco, faleceu em 1955, aos 46 anos. Gravou suas mãos e pés (digo, salto plataforma) no cimento da calçada da fama do Grauman’s Chinese Theatre (Los Angeles), sendo a única luso-brasileira a ter esse feito.

Ainda, nossa dançarina ganhou uma Estrela póstuma na Calçada da Fama da Hollywood Boulevard, em 8 de fevereiro de 1960.

A homenagem é mais do que oportuna e sua Imagem sempre será lembrada pelo seu trabalho e seu destaque no mundo da Música.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s