Navio grego de 2,4 mil anos é encontrado preservado no fundo do mar

SIM SIM SIM, tem mais Arqueologia aqui no seu blog sobre História!

UAU!

Eu curto muito essa parte de Arqueologia subaquatic, inclusive, já falamos sobreo naufrágio de Uluburum, o naufrágio de Bou Ferrer e o navio negreiro encontrado na África do Sul. Hoje falaremos sobre um navil grego, datado de mais de 2.000 anos encontrado na costa da Bulgária e mais, EM PERFEITAS CONDIÇÕES.

Naufrágio mais antigo do mundo?!

Datado do ano de 480 a.C.  (as datas oscilam um pouco entre uma reportagem e outra) a embarcação de 23 metros está, aparentemente, intacta (sério, dá pra ver nas todos que a estrutura está em condições incríveis de preservação).Isso se confirma por conta das informações geradas pelos veículos operados remotamente (ROV, na sigla em inglês) usados nessa operação.

O lugar onde a embarcação foi encontrado também colaborou bastante para isso, já que, a mais de dois mil metros de profundidade (Mar Negro), o pouco oxigênio que se forma nas profundesas mantém preservado o material orgânico (o barco é feito de madeira).

O Projeto Arqueológico Marítimo do Mar Negro

Ainda, segundo Jon Adams (professor da Universidade de Southampton), o Projeto Arqueológico Marítimo do Mar Negro (o Black Sea M.A.P. no original) já encontrou 67 navios naufragados na mesma região do achado num espaço de 03 anos.

Já imaginou, que incrível?! Nesse mesmo anos (século V) houve a famosa Batalha das Termópilas, onde o mais famoso ainda Leônidas I foi derrotado pelo Império Persa. Entrar em uma embarcação dessas é, sem dúvida, uma experiência única.

Anúncios

Comenta aí, machu véi!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.