Doodle homenageia Victor Hugo (Escritor)

Victor Hugo, nascido em 1802, escritor, ativista e poetaJá é esperado abrir o Google e encontrar um Doodle te informando de algum evento comemorativo. Hoje o homenageado é Victor Hugo (nascido em 26 de fevereiro de 1802, Besançon, França), poeta, ativista e mais conhecido por seu trabalho como escritor da novela épica Les Misérables (Os Miseráveis), publicado nesta data em 1862.

Depois de se envolver com política, Victor Hugo acabou exilado e, durante esse período, produziu três coleções de Poesia e livros sobre Disparidade Social e Econômica, além de fundar, posteriormente, a Associação Litteraire et Artistique Internationale para apoiar os direitos dos artistas. Mas se destacou na literatura, com Notre-Dame de París (conhecido aqui pelo clássico da Disney O Corcunda de Notre Dame) e Les Misérables (Os Miseráveis).

Na verdade, o Doodle é uma homenagem sobre a publicação do ultimo capítulo de Les Misérables, que foi publicado em 30 de Junho.

Os Miseráveis

Hugo estava em exílio em 1862, por conta de opiniões políticas divergentes, por quase 10 anos quando escreveu a novela. Como já comentei, também foi poeta (escreveu Les Contemplations) e seu maior sucesso foi Les Misérables, que trata de revolução e injustiça.

A novela conta a história de Jean Valjean, homem preso por roubar comida para alimentar sua família e, depois de 19 anos, ganha liberdade. Valjean é o personagem central, e por meio dele conhecemos outros como a prostituta Fantine e o inspetor de polícia Javert.

Toda a trama encontrada em Os Miseráveis é voltada para discutir as lutas de Classe na Paris no século XIX, além da Miséria Humana e isso já mostra a veia política e ativista social que levou Hugo a encontrar correntes de pensamentos distoantes e, consequentemente, ao exílio.

A gigante Google lança mais um Um doodle em homenagem ao escritor Victor Hugo.

Inspiração no Rock nacional

Pra quem não sabe, uma das poesias de Hugo, chamada “Desejos”, foi fonte de inspiração pro cantor Frejat compor o sucesso Amor pra Recomeçar. O poema é bem extenso e, com efeito, muito belo. Fala de Amor que ensina a amar o próximo e as qualidades que isso te proporciona, Amar é um aprendizado antes de qualquer coisa.

Victor Hugo e o Espiritismo

Há quem não goste quando eu falo de Espiritísmo por aqui (apesar de Eu não ser Espírita), mas quem se importa?! Além do mais, tem uma ruma de coisa pra falar entre Victor Hugo e o Espiritísmo.

Reza a lenda que, em 1852, por meio de um Decreto de Luiz Napoleão, Hugo é caçado pela França e, ao se encontrar na Ilha de Jersey (Jersey e Guernsey são conhecidas como “Ilhas do Canal“), lá teve seus primeiros contatos “oficiais” com a Mediunidade.

Maria do Carmo Schneider tem um livro chamado “Victor Hugo – A Face desconhecida de um Gênio” e, nele, temos maior contato com os trabalhos do Escritor na mediunidade de poesias em conjunto com Espíritos que atendiam por nomes como “Sombra do Sepulcro”, “Dama Branca”, “Leão de Ândrocles”, “Pomba do Arco”, além de outros mais conhecidos comoMolière, Ésquilo, Shakespeare, Dante e Camões. O blog Espiritismo Comentado fala mais detalhadamente do assunto.

Ainda, no final de 2012, o Museu Maison de Victor Hugo (antigamente a casa do escritor em Paris) abriu uma exposição sobre a influência do Espiritismo em Victor Hugo e na produção artística em geral: “Entrée des médiums, Spiritisme et Art, de Hugo à Breton“.

O título “Entrada dos Médiuns” vem de um texto do francês André Breton, líder do surrealismo, movimento artístico que teve grande interesse pela mediunidade, principalmente pela psicopictografia.

Outras Homenagens

O escritor françes é homenageado em praticamente todas as grandes cidades francesas, bem como em Guernsey, onde ficou exilado. Também já apareceu em notas francesas. Victor Hugo faleceu no dia 22 de maio de 1885, Paris, França.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s