Documentário “O Caldeirão do Beato José Lourenço”

Eu já havia comentado aqui algumas vezes sobre as Secas no Ceará. Teve a adaptação teatral “Curral Grande” sobre a Seca de 1932 e também, em outro blog ,eu postei um texto sobre os Campos de Concentração na Seca do mesmo ano.

O problema da Seca no nosso Estado sempre esteve aí e a História da Comunidade do Caldeirão, um movimento messianico liderado pelo beato José Lourenço, ainda é um Tabu. Pouco se sabe sobre o assunto e ainda existe uma “cortina de fumaça” pra não se falar do assunto.

Produzido pela TV da Assembleia Legislativa do Ceará, o Documentário O Caldeirão do Beato José Lourenço discute toda a história de luta e resistência dos retirantes da Seca no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

Esses indivíduos (camponeses, retirantes, foragidos, entre outros) formaram uma Comunidade liderados pelo beato Zé Lourenço. A comunidade foi chamada de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

Na Comunidade do Caldeirão, o trabalho e os lucros eram repartidos igualmente, sem anseios de riqueza. A Comunidade foi invadida por militares e completamente aniquilada.

A resistência, a vontade de trabalhar, a Fé e a Perseguição da Elite são marcas registradas desse episódio Histórico tão pouco discutido e é justamente essa falta de discussão que faz muita gente desconhecer o caso ou confundí-lo com outras comunidades Messianicas como Canudos.

Eu fiz estágio no Museu do Ceará (onde há uma sala sobre o assunto) e, durante Mediações, muita gente não sabia da existência da Comunidade do Caldeirão ou, quando questionadas, falavam de Canudos, sem perceber do engano.

Na história de vida de José Lourenço, nomes como Boi Mansinho, Floro Bartolomeu e Padre Cícero também são percebidos. O beato José Lourenço, depois da invasão ao Caldeirão, foi para Exu, onde morreu em 1942.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s