Governo do Ceará regulamenta área para o Parque do Cocó

No domingo (dia 04 de Maio de 2017), o governador do estado do Ceará Camilo Santana regulamentou a área do Parque do Cocó (situado na região leste de Fortaleza), que agora, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, segundo o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

coco-comparacao
Imagem retirada da reportagem do site G1 – http://g1.globo.com/ceara/noticia/governo-do-ceara-regulamente-area-de-15-mil-hectares-do-parque-do-coco.ghtml

Em entrevista, o governador ressaltou que a área regulamentada coloca o Parque do Cocó em visibilidade positiva diante da população, além de ressaltar (também) o compromisso do Governo do Estado em investir nesse território.

“O Cocó é sete vezes maior que o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e cinco vezes maior que o Central Park, em Nova York. O Estado vai investir – através de compensações ambientais – R$ 50 milhões para que se possa garantir a infraestrutura necessária. Vamos lançar um concurso internacional de ideias para que o Cocó possa vir a ser uma grande referência turística da cidade de Fortaleza”

Com a área de 1,5 mil hectares de área regulamentada, o Parque do Cocó é considerado “Pulmão verde de Fortaleza”. O secretário do Meio Ambiente (Artur Bruno) também falou sobre a reunião de grupos especializado nos ultimos dois anos para tratar dessa regulamentação que, de fato, durou décadas e passou por várias gestões.

UM POUCO SOBRE O PARQUE DO COCÓ

Localizado na área leste da Capital, seu nome se deve ao rio que o corta, formando o bioma de mangue, o rio Cocó. A região era conhecida pela constante extração de Sal, que viu a procura pelo produto cair nas décadas de 70 e 80. No dia 29 de março de 1977, quando foi declarada de utilidade pública para desapropriação e, consequentemente, impedida a construção do que seria a sede do BNB, o Parque acabou protegido.

Em 11 de novembro de 1983, o decreto municipal número 5.754 deu a denominação de Parque Adhail Barreto, ganhando, apenas em 1989, o nome de Parque Ecológico do Cocó, por meio do Decreto estadual número 20.253.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s