Historiadora oferece curso sobre uso de Fontes Primárias da Ditadura Militar

Historiadora oferece material sobre uso de fontes primárias da Ditadura MilitarPra estudar História, tem que ter um pensamento crítico… pelo menos essa é a ideia.  Afinal, depois que a gente “problematiza” fatos, podemos entender 20 centavos além do que está escrito nos livros das escolas.

Lembrando que Quem produz um livro, passa um discurso e este já tem uma ideia pronta, só temos que tomar cuidado pra não comprar uma ideia pronta inadequada.

E é por isso que estamos aqui hoje, pois vamos aprender a trabalhar com fontes primárias sobre a Ditadura Militar.

A DITADURA MILITAR E A HISTÓRIA

Então, eu já martelei aqui muitas vezes sobre Ditadura Militar e você pode encontrar muitas postagens que vão desde livros escritos sobre a Ditadura até informações sobre a Comissão Nacional da Verdade.

No caso do Golpe de 1964 e a eventual Ditadura, é complicado problematizar o período, pois já começa pela posição Política (de quem entende e de quem não entende do assunto). Pra você ter uma noção,  há quem veja o período como Ditadura (governo autoritário) e Regime (regras para levar uma vida) Militar.

Dessa forma, a gente percebe que há um público que entende a situação do Brasil durante os 21 anos de Ditadura como algo ruim e outro público que não viu (e ainda não vê) qualquer problema ocorrido e isso direciona o estudo.

Deu pra entender?!

Historiadora oferece curso sobre uso de Fontes Primárias da Ditadura Militar - A Historiadora Caroline BauerOFICINA SOBRE USO DE FONTES PRIMÁRIAS DA DITADURA MILITAR

Apesar do que foi discutido acima, não há (tantos) motivos para se desesperar. A historiadora Caroline Silveira Bauer (Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), veio pra facilitar a sua vida.

Administradora do blog Falando da Ditadura, ela produziu uma oficina chamada “Trabalhando com fontes primárias sobre a ditadura civil-militar brasileira em sala de aula” e disponibizou todo o material gratuitamente.

Eu disse TODO O MATERIAL GRATIS. Essa mulher vai direto pro Céu!

E ainda querem recriminar os Historiadores, vai entender.

O BLOG “FALANDO DA DITADURA”

Aproveitando pra divulgar o blog da historiadora Caroline Bauer, chamado “Falando da Ditadura”. Além do material que apresentei aqui, também tem muita coisa legal sobre Ditadura Militar que é a linha de pesquisa da moça.

Recomendo dar uma passada lá, mas não me deixe aqui. Volte, viu!

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s