Figura de tubarão é encontrada em espada de 2.200 anos

Poisé, eu sei, Jovem Gafanhoto. Estou atrasado com as postagens, mas te digo que isso ocorreu, pois não tenho Internet em casa (sim, sou pobre de marré deci) e uso a net do trampo pra fazer pesquisas e postagens e essa prática trabalhistamente questionável ficou comprometida pelos festejos relativos a Festa da Carne.

Mas cá estamos nós, outra vez, e o Melhor: Hoje falaremos de Espadas.

Já discutimos sobre a exibição singular das Malditas Katanas. e a espada chinesa de 2.300 anos (que ainda é afiada). Agora, falaremos sobre uma gravura em uma espada tão velha quanto.

ESPADA DE 2.200 ANOS TEM DESENHO DE TUBARÃO

espada-desenho-tubarao-idade-bronze

As vezes, acontece de um objeto (retirado de sítio arqueológico) ficar encostado, aguardando um estudo mais aprofundado ser concluído. Parece ser, este, o caso da espada em questão. O Museu da Província de Tottori (Japão) estava com essa espada em seu acervo e causou espando dos estudiosos que repararam o desenho na espada e, ao que tudo indica, é a primeira vez que encontram esse tipo de registro em um objeto de bronze.

A espada tem cerca de 42 centimetros e a inscrição de tubarão tem cerca de 03 centímetros. Pela anatomia, já foi descartada a ideia de que se trate de outro ser marinho (tipo golfinho ou outro peixe).

TERIA ALGUMA RELAÇÃO COM O PERÍODO YAYOI?!

Não temos muita informação sobre a Espada, excetuando de que trata-se de uma doação de uma família de colecionadores, há 26 anos.

Contudo, os pesquisadores acreditam que a a Espada) parece ter relação com outros artefatos, feitos de cerâmica e madeira, do Período Yayoi (japonês: 弥生時代, Yayoi-jidai), um período da história japonesa de 300 a.C. até 250 d.C.

O nome desse período provem de uma região de Tóquio onde ocorreram suas primeiras evidências arqueológicas. A “possível” relação é de que outros artefatos encontrados na região Yayoi (litoral) também tem inscrições com imagens de tubarão, contudo, este é o único objeto de bronze com essa característica.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s