Doodle homenageia Exoplanetas descobertos pela NASA

Desde que o Mundo é Mundo, nós, Humanos de curta existência, procuramosformas de perpetuar nossa própria História e, não apenas isso, mas dar algum significado maior para Ela.

Como se, depois de algum ponto da história, nós mudamos, graças a momentos históricos do tipo “divisor de águas”.

Os Doodles são homenagens a datas/eventos ou personalidades históricas proporcionados pela Gigante da Internet, o Google. Isso se dá (em uma Sociedade tecnologicamente dependente e irremediavelmente imediatista) como uma forma prática de respaldar a significância de esse ou aquele evento na História da Humanidade.

Mas isso acontecia com eventos no passado.

Acho que, pela primeira vez, um Doodle em questão, é usado para comemorar um evento presente, um Marco na História da Astronomia. Ele mostra um evento de relevância cósmica, afinal, não é todo dia que descobrimos um novo Sistema Solar tão próximo.

DOODLE HOMENAGEIA EXOPLANETAS

Doodle do Google que homenageia a descoberta dos Exoplanetas orbitando a estrela TRAPPIST-1O doodle mostra, de forma bem cômica e em animação, o Planeta Terra (e também a Lua) vasculhando o Espaço com um Telescópio e, logo na sequência, encontrando os sete exoplanetas (um de cada vez).

A comemoração do planeta Terra e da Lua é contagiante.

A DESCOBERTA DE SETE EXOPLANETAS

O telescópio espacial Spitzer, nos meses de fevereiro e março de 2016, encontrou um grupo de Exoplanetas que está a cerca de 40 anos luz de nós, orbitando em torno de uma estrela anã e fria, de um tipo de astro conhecido como “anões vermelhos”.

Extremamente semelhates ao nosso planeta, o Sistema de sete planetas orbita uma estrela chamada Trappist-1. Os três primeiros planetas estão bastante próximos da estrela (calor, muito calor), mas os demais, pela distância da estrela, se enquadram no que a Ciência chama de Zona Habitável.

Segundo o pesquisador Michaël Gillon (Universidade de Liège e principal autor do estudo), a oportunidade de estudo é singular.

“É um sistema planetário alucinante, não só por haver tantos, mas porque seu tamanho é surpreendentemente semelhante ao da Terra”

MAS O QUE É UM EXOPLANETA?!

Pra quem não sabe, um exoplaneta é um planeta que não gira em torno do nosso Sol amarelo e, desta forma, pertence a um sistema planetário diferente (que tem seu próprio Sol, ou seja, fora de nossa Via Lactea).

Segundo o Wikipédia, até 27 de fevereiro de 2016, havia 2 084 exoplanetas detectados.

Não estamos sozinhos….

Ainda, a distância de nós pra lá é de 235 trilhões de milhas, o que é considerado pouco. Pra você ter uma ideia, somos tão próximos desse novo Sistema que, em uma eventual viagem, chegariamos em questão de dias (e não em anos, como ocorre dentro do nosso próprio sistema solar).

Na verdade, os exoplanetas mais distantes de Trappist-1 demoram coisa de 2 semanas pra completar o movimento de Translação (dar a volta no Sol/Trappist-1)  ,ao passo que nós demoramos 365 dias (um ano andando). Ainda, como eu disse mais acima, a maior parte destes planetas estão na Zona Habitável e podem conter oceanos.

Se você ficou curioso par aconhecer os planetas, visite o site da Nasa.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s