Yes, We Can – O discurso de despedida de Barack Obama

Eu sempre digo isso aqui no Blog, e direi novamente: Estamos vivendo momentos históricos e nossos pimpolhos estudarão esses dias com afinco nas Escolas e com seus professores…

… se ainda existirem Professores daqui pra lá, mas isso não vem ao caso.

Seja como for, o dia 20 de Janeiro de 2017 será um desses Momentos Históricos de nossa peregrinação terrestre, pois será o dia em que Barack Obama deixará o cargo de Presidente dos Estados Unidos para dar lugar ao Sr. Donald Trump, eleito em novembro de 2016. Aliás, o dia 10 de Janeiro de 2017 foi igualmente histórico, pois foi nesse dia que Barack Obama fez seu discurso de despedida do referido posto, em Chicago, cidade onde começou sua carreira política.

O que foi bem característico de seu governo, repleto de quebra de paradigmas. Normalmente o discurso ocorre na Casa Branca.

O DISCURSO DE BARACK OBAMA

Em um discurso celebre (apesar de algumas críticas que você encontra fácil fácil nas internet da vida) de 50 minutos, o presidente americano destacou seus feitos e deu crédito ao Povo que o elegeu por diversos momentos históricos de seu mandato, como a retomada das relações com Cuba, o fim da recessão econômica (e desemprego, por consequência) e o acordo nuclear com o Irã.

O PROBLEMA COM OS MUÇULMANOS

Barack Obama não deixou de citar o assunto e, de forma sutil e estimulante, apontou que “a Democracia pode ficar abalada quando entregue ao Medo”, em relação a eventos como Ataques Terroristas e a questão de imigrantes da Síria.

Contudo, Obama destaca que, apesar de nenhum ataque durante seu mandato, houve outros (San Bernardino e Orlando)e a vigilância deve ser constante.

“Nós, como cidadãos, devemos permanecer vigilantes contra a agressão externa. Devemos nos proteger contra o enfraquecimento dos valores que nos fazer ser quem somos”.

O PRECONCEITO

Um assunto que é recorrente em qualquer sociedade pensada, o Preconceito (racial, cultural, homofobia, xenofobia e afins) também foi assunto discutido. Aliás, pra quem não sabe, Obama é parente do primeiro escravo registrado na história dos Estados Unidos.

O presidente (bom, enquanto escrevo essas linhas, ele ainda o é) ressalta que existem Leis sobre o assunto e que elas devem ser conhecidas e apoiadas pela população.

“Avançando, temos que apoiar leis contra a discriminação – em contratações, em moradias, na educação e no sistema judiciário e criminal”.

Sobre a Diversidade Cultural, Barack Obama cita um trecho do livro O Sol é Para Todos (Harper Lee), que trata da discriminação racial no Sul dos EUA, onde o personagem comenta que só saberemos das necessidades dos Outros, quando nos colocarmos na situação que os Outros vivem.

Não é exatamente isso que o cara fala, mas é por ai.

Aliás, Obama sempre mostrou bastante intelectualidade em seus discursos e é natural que alguém tão polido tenha um alicerce de responsa em casa…

FAMÍLIA E EMOÇÃO

Já nos finalmente, o presidente está visivelmente emocionado e destaca a importância da Família na sua vida pessoal e como líder da nação.

“Michelle, eu tenho orgulho de você e o país tem orgulho de você… e Malia e Sasha, de tudo o que já fiz em minha vida, meu maior orgulho é ser o pai de vocês”

Ainda, depois do discurso, Michelle Obama (esposa) se declara ao marido nas redes sociais e ressalta o quanto o seu casamento se solidificou durante os 8 anos de poder na Casa Branca.

CONCLUSÃO DA DESPEDIDA DE OBAMA

barack-obama-donald-trump

O governo de Barack Obama tem seus altos e baixos, temos muito o que aprender com a forma de governo dele e, apesar das críticas e das reservas do próprio Obama com relação ao próximo presidente, fica o modelo de presidência de Barack Obama em um país que enfrentava uma Guerra ao Terror e que, consequentemente, alavancou uma necessidade do cidadão correr para as urnas (lá o voto não é obrigatório).

Obama deixa um legado que, independente da aceitação de suas decisões, não devemos nos furtar a reconhecer que eram situações difíceis e como eu disse antes, o país exigia uma retomada de rumo o mais urgentemente possível.

Ficaremos no aguardo para ver como esses parâmetros serã respeitados no novo governo.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s