Google homenageia Aniversário da descoberta da Velocidade da luz

Para quem não sabe, os Doodles já são uma rotina no Google, a mudança da Logomarca na página inicial do Buscador homenageia, entre varias outras coisas, Eventos Históricos (o pouso da Sonda Philae e a descoberta do fóssil Lucy, por exemplo), Personalidades (Beethoven, Simone de Beauvoir, Rembrandt e Rosalind Franklin, por exemplo), e até Eventos polêmicos também (Caso Roswell e o Doodle feito durante as Manifestações contra a Copa do Mundo no Brasil, por exemplo).

Hoje a Gigante da Internet lança mais um dos seus Doodles fofuxos para acalentar o cotidiano e o homenageado é o Aniversáro de 340 Anos do descobrimento da Velocidade da Luz no vácuo que é exatamente 299.792.458 metros por segundo.

E NÃO, aquele ali no desenho não é Sir Isaac Newton, seu mandrião!

Ole Römer e a determinação da Velocidade da Luz

A padronização da Velocidade da Luz é atribuida a A descoberta é do astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644-1710), que trabalhava no Observatório Real em Paris em 22 de agosto de 1676, quando fez a descoberta. Veja o video abaixo sobre o assunto.

Mas não apenas isso, Ole desmentiu um dos maiores Mitos da Ciência e da Astronomia…

A VELOCIDADE DA LUZ NÃO É INFINITA?

Ole Römer provou que a Velocidade da Luz não é infinita, apesar de bastante rápida. Isso já era fruto de questionamento de outros Pensadores como Empédocles., o holandês Isaac Beeckman, em 1629 e o próprio Galileu.

Os estudos de Ole Römer mostram em uma escala Sideral os efeitos que a Luz sofre ao se deslocar, já que seria “fisicamente” impossível medir a velocidade de algo tão rápido usando medidas de distância tão pequenas. Para tanto, Ele se baseou nos eclipses das Luas de Júpiter.

Vale lembrar que a descoberta de Ole Römer foram baseadas em cálculos feitos coisa de 300 anos antes da criação do Laser (tecnologia que confirmou a exatidão dos cálculos).

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s