Como entender a Desigualdade Racial

Dilma Rousseff, enquanto ainda lideração Maior do Brasil, sancionou a Lei nº. 12.519, que implementando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no calendário do brasileiro. A data a ser comemorada ficou para o dia 20 de novembro, considerada data oficial do assasssinato do líder negro Zumbi dos Palmares.

Sim, estou postando sobre o assunto quase uma semana depois, me processe.

Novembro é o mês da Consciência Negra, mas respeito com as relações raciais devem ser praticados diariamente, afinal, não podemos nos deixar segregar pela questionável ideia de que a Cor da Pele é fator indicativo para méritos e deméritos.

Aliás, você já viu nossa postagem sobre o documentário Quanto vale ou é por Quilo?!

Enfim, acreditar que uns são melhores do que outros por causa Cor da Pele, além de tosco, é problemático e dificulta o combate a coisas como a Desigualdade Racial.

O QUE É A DESIGUALDADE RACIAL?!

O tema pode parecer simples (e realmente é), mas como envolve diferenças ideológicas e comportamentais, a coisa se complica, atravessando Esferas que ,aparentemente, não estariam ligadas.

Aí você pode pensar algo do tipo: Ahn, mas Tio Bazuca, isso não acontece no Brasil,como é que algo dessa natureza pode existir?!

Achei um vídeo muito ilustrativo e explicativo sobre o assunto.

Basicamente, Desigualdade Racial é toda e qualquer possibilidade de distorção (distinção, exclusão, restrição ou preferência) baseada na discriminação pela ideia comentada acima.

Lembrando que há o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/10),  uma Lei que existe por causa do Ex Presidente Luís Inácio Lula da Silva, visando políticas e regras para combater esse tipo de discriminação.

Alguém percebeu que, apenas nos Governos Lula e Dilma é que houveram alguma preocupação com o Social?!

Pontas soltas, amarre como achar melhor.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s