Setembro Amarelo – Programa Pânico na Band faz piada com o tema Suicídio

Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio - Cenas da
Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio – Cenas da “brincadeira” do programa Pânico na Band (imagem retirada de http://i.huffpost.com/gen/4328516/images/o-PNICO-facebook.jpg)

Em Setembro, nossa temática é a Prevenção ao Suicídio e, por se tratar de um assunto considerado um Tabu, seja pela envergadura do tema (e seus desdobramentos), seja pela distorcida visão Social ou Religiosa de que aquele que atenta contra a própria vida é fraco ou pecador, tento trazer o tema da forma mais séria e comprometida possível…

…Apesar de fracassar miseravelmente em ser uma pessoa Séria. Vamos ao Post de hoje.

PÂNICO NA BAND E A “BRINCADEIRA” DO SUICIDIO

Há quem veja na possibilidade de se matar uma ótima brincadeira ou um jogo com altas doses de adrenalina, como no caso do jogo da asfixia. Aqui mesmo já falamos outras vezes sobre os problemas que o programa Pânico na Band acumula por conta de seu questionável senso de humor.

Desde o prejuízo de um Drone nas dependências da Rede Record até humilhar uma Panicat em cadeia nacional, os integrantes do programa parecem não ter ninguém próximo que aponte os problemas de suas “brincadeiras”. E eu achando que nada superaria o Gugu entrevistando a Suzane von Richthofen, como se ela fosse a coitadinha…

….se bem que o próprio Gugu se superou desenterrando a Dercy.

O que me faz pensar que qualquer parâmetro que relacione a Moral Humana ao Ibope televisivo seja meramente ilustrativo.

Enfim, por motivos que (talvez) nem Freud explique, os integrantes do humorístico acharam que seria uma brilhante ideia expor outra gostosa genérica do programa numa “pegadinha”, agora,  envolvendo uma simulação de suicídio.

Durante a exibição do dia 15/08/2016, o quadro Trollagens do Pânico colocou a Panicat Babi Muniz e um Ator contratado que fingiria tira a própria Vida ao terminar, de forma turbulenta, o relacionamento com a namorada por telefone.

Apesar da ideia de banalizar o sofrimento que um suicida em potencial possa sofrer (e normalmente sofrem tudo sozinhos), o Ator contratado levou tudo até o fim, disparando um tiro de mentira na proópria cabeça (com direito a sangue na parede e tudo) diante de Babi e tudo transmitido pela Rede Bandeirantes.

Ah, vale ressaltar que, neste dia, era o aniversário da moça.

QUAL FOI A REPERCUSSÃO DO PROGRAMA?

Graças a Deus, o que pareceu (em algum momento do dia) pareceu uma ideia sensacional, foi reprovado pelos internautas.

Pra quem não sabe, há um Mapa da Violência onde mostra o aumento de 42% das taxas de suicídios entre jovens (entre 2002 e 20012), ainda, em 2015, um estudo acadêmico evidencia o aumento de suicídio entre policiais Civis, Militares e Federais.

Tentamos conscientizar o Público de que tirar a própria vida nunca poderá fazer parte de uma solução (seja a pequeno, médio ou longo prazo). Claro, é fácil falar para alguém cheio de problemas e que se sente momentaneamente incapaz de mentalizar uma solução para tudo,  mas o Diálogo sempre é fundamental, independente de seus problemas.

Contudo, infelizmente, nem sempre postamos coisas favoráveis para uma benéfica e favorável discussão sobre o Tema, principalmente quando transformam o Suicídio em motivo de risada.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Nathália disse:

    Não sei como as pessoas ainda assistem esse programa… Só consigo associar Pânico a falta de respeito.

    Curtido por 1 pessoa

  2. AnaFonseca disse:

    Nunca vi, não moro no BR – mas só ouço abominações a respeito desse programa. Porém, creio que todo país tenha programa lixão em seus canais de TV. Na Holanda tem o “Spuiten e Slikken”(injetar & engolir), só com drogas e sexo. Sim os apresentadores (todos lindos e recém saídos da adolescência) fazem experimentos ao vivo para a platéia com drogas, aparelho de masturbação remoto, mil putarias.

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s