Mês da Mulherada – Gibi “As Marias: Maria da Penha vai às Escolas”

Gibi Maria da Penha

Durante o Mês da Mulherada, procuro envolver os leitores deste Blog na proposta de reconhecer o trabalho que as Mulheres sempre tiveram no reconhecimento de seus Direitos, valorização de seus esforços, enfim, conseguir seu merecido lugar ao Sol…

… O que é algo bem difícil, se notarmos o tamanho da sombra do Preconceito.

Eu já falei aqui sobre constrangimentos que as mulheres sofrem e, certamente, um dos maiores problemas na vida de uma Mulher é a Violência. Desde um gritão até o Estupro, a mulher está sujeita a esse tipo de agressão toda vez que se destaca. Mesmo atualmente, muitos lugares do mundo não oferecem qualquer proteção ou garantias para a mulher no que diz respeito a esse assunto, mas as coisas estão mudando.

Este ano teremos 10 anos de Lei Maria da Penha, sancionada pelo ex-presidente Lula (sem partidarismo nenhum) e, até antes de sua implementação, desconheço qualquer instrumento legal que ampare a mulher dessa forma. Por isso a necessidade de ampliar a comunicação sobre este tema tão complicado e que nem todos tem total ciência. Principalmente nas salas de Aula, onde o futuro do país está em preparação para a Vida.

Daí a proposta da Secretaria do Estado de Educação (MG) em lançar um gibi para abordar o assunto.

No site da Secretaria de Estado de Educação você pode baixar o Gibi As Marias em: Maria da Penha vai às Escolas!, além de um manual de orientação sobre como trabalhar a cartilha na sala de aula. Esse trabalho visa divulgar a Lei nº 11.340/06 – Maria da Penha (nas Escolas Estaduais de Minas Gerais) que, como já falei acima, precisa alcançar o máximo possível de pessoas e o Aluno, Cidadão em formação intelectual, precisa conhecer a Legislação de seu país e, em especial, os Direitos da Mulher.

Clicando aqui, você consegue ver a revistinha que, de forma lúdica, o material propõe refletir sobre os variados tipos de violência sofridos pela Mulher em seu cotidiano (doméstica, intrafamiliar, etc), além de ser um ótimo foco para combater a violência pela conscientização.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s