Setembro Amarelo – A “brincadeira” da Asfixia

Suicidio

Bom, ainda estamos em Setembro, o Mês Mundial de prevenção ao Suicídio. Por ser um assunto que sempre faz as pessoas torcerem o nariz, ele precisa ser discutido de forma madura, para deixar de causar polêmica e trazer um esclarecimento oportuno. Assim, evitamos maiores problemas por falta de informação.

Pra piorar, sempre tem alguém para inventar algo estúpido… e não é pegantismo, não. Hoje falaremos sobre uma “brincadeira” que chegou silenciosa no Brasil, mas já é sensação entre os mais jovens. Porém, ela pode te matar e, pior, tornar sua morte a coisa mais estúpida e inútil possível.

A “brincadeira” da asfixia.

O que é o Jogo da Asfixia (ou Desafio do Desmaio)?!

Pelo que constatei em pesquisa na Net, o Jogo da Asfixia (choking game em inglês) é muito popular entre adolescentes e tem por finalidade interromper a respiração de alguém até fazer a pessoa desmaiar por falta de oxigênio. Os métodos mais comuns para tal são o estrangulamento (seja com corda, toalha ou golpe de arte marcial) e a Hiperventilação.

Adolescentes…

De acordo com os adeptos da brincadeira de gosto duvidoso, depois do desmaio, quando o cara recobra a consciência, ele experimenta uma sensação de Euforia sem igual, basicamente uma “lombra” rápida e sem custo. Barata?! Sem custo?! Vai nessa.

Os problemas dessa prática insensata são inúmeros e isso qualquer um com meio átomo de um cérebro saudável consegue entender. Um dos problemas é que se o participante não tiver alguém para ampará-lo quando faltar a consciência, você morre.

Diversos vídeos da Brincadeira vão para a Net

Sim, não se trata apenas de um desmaio. Você interrompeu propositadamente o fluxo de oxigênio no seu corpo e até que este fluxo não volte ao normal, o Cérebro (e todo o resto) fica sem funcionar e VOCÊ MORRE POR CAUSA DE UMA BRINCADEIRA, POR CAUSA DE UMA SUPOSTA “VIAGEM”.

Viu só?! Eu disse que era uma morte estúpida e inútil. Estou certo de que não era essa a “viagem” que você tinha em mente.

Outro problema é que as Mortes ocasionadas pelo Jogo da Asfixia tem engrossado as estatísticas do Suicídio. Acontece que muitos adolescentes insistem em aumentar o risco da brincadeira e fazem isso sozinhos em casa e acabam morrendo por falta de assistência.

Pensa só, o cara se tranca em casa sozinho ,interrompe a própria respitação até o ponto de quase morte e não avisa ninguém… as chances disso virar a maior tragédia que sua família pode pensar são gigantescas.

Ah, mas o Garotão é corajoso e esperto, se cercou de precauções e agora pode brincar de se estrangular sem problemas e todos vão achar que Ele é O Cara… fique sabendo que interromper a circulação de oxigênio também implica em danos no seu Cérebro. O Cérebro precisa de oxigênio para funcionar e se esse fluxo é interrompido, o Cérebro para, mas para mesmo… é como desligar seu Computador direto na tomada, do mesmo jeito que isso compromete o funcionamento do seu Computer, o desmaio esculhamba seu Cérebro, seja pela perda da memória imediata e/ou até de forma permanente.

Você pode até ganhar a tal da Lombra, mas nada garante que você não ganhe de brinde um trauma cerebral.

Não parece mais tão legal, admita.

SOCIEDADE CONTRA O JOGO DA ASFIXIA

Eu já falei lá no início que, apesar de ainda ter um “ar” de novidade aqui na terra do Futebol, o Jogo da Asfixia já é antigo no resto do Mundo. Em 2007, a França lançou uma campanha contra o Jogo do Lençol (como é conhecido por lá), segundo a Associação de Pais de Crianças Acidentadas por Estrangulamento – Apeas (sigla em francês), a “brincadeira” já é responsável por 10 enforcamentos letais por ano na França.

Logo do Instituto DimiCuida
Logo do Instituto DimiCuida

Organização Erik´s Cause

Nos EUA existe a Erik´s Cause, organização americana voltada para a dissmeninação de informação sobre assunto. O filho de Judy Rogg (Erik Robinson de 12 anos) morreu depois de tentar a brincadeira da Asfixia (conhecida nos States como “Desafio do Desmaio”), em 2010. Segundo Judy, a procura por vídeos postados pelos praticantes da “brincadeira” é assustadora, apenas um dos videos tem mais de 710 mil visualizações.

Instituição DimiCuida

Aqui no Ceará, temos o Instituto DimiCuida (FanPage do Instituto DimiCuida) criado pelo empresário Demétrio Jereissati. Da mesma forma que Judy Rogg, Demétrio criou o instituto depois de perder o filho caçula para a brincadeira da Asfixia.

Depois de ir até a França com a esposa, participaram de um simpósio promovido pelo APEAS (citado acima) e revolveram transformar a tragédia em Força de Amor para evitar que outras famílias passem por tal infortúnio.

O Instituto DimiCuida, apesar de novo, já promoveu seu 1º Colóquio Internacional sobre Brincadeiras Perigosas em Agosto/15, onde aborda o assunto de forma a esclarecer jovens e adultos dos riscos dessa “brincadeira” e estreitar os Laços entre Pais e Filhos. A ideia, agora, é promover a conscientização pelo resto do país.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Paloma Silva disse:

    Realmente, é que eu acho que as pessoas acham que não vai acontecer com elas. E taca-lhe adrenalinaaa!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s