Animais Míticos – Tanngrisnir e Tanngnjóstr

Tanngrisnir e TanngnjóstrEstou retomando, de forma tímida (admito), uma parte do blog que aparece pouco. Os animais míticos são interessantes, pois mostram um tanto da natureza dos indivíduos envolvidos e da cultura. Hoje falaremos de Mitologia nórdica.

Logo no início do primeiro filme do Thor (que é bem legal, por sinal), vemos os belicosos deuses nórdicos cavalgando até a Ponte Bifrost onde está Heimdall (o Sentinela que tudo vê),mas a questão é que Thor não usa cavalos na Mitologia Nórdica. A montaria do Deus do “truvão” é, na verdade, uma carruagem com dois bodes.

Sim, dois esplêndidos bodes, Tanngrisnir e Tanngnjóstr.

Saúde!

E você pode até torcer o nariz para os dois bodes com nomes extremamente complicados de falar, mas eles também são bem úteis e também tem poderes. Eles podem ser devorados que depois voltam a viver… um atributo estranho, se me perguntarem.

Mas quem, por Herculano Quintanilha, seria capaz de matar e comer animais fofinhos, peludinhos e que te levam por aí?!

O próprio deus Thor faz isso!

Bom, cada cultura tem suas particularidades… não que isso seja bom, mas é assim que a banda toca.

EDDA EM PROSA

Edda em Prosa é um livro de poesia escáldica e é por esse treco que conhecemos a dupla de caprinos… e os hábitos questionáveis do dono do martelo de Mjölnir com relação aos animais. Conta a Edda em Prosa que, certa vez, Thor e seu sacana irmão Loki viajavam pela Terra dos Homens (Midgard na mitologia nórdica).

Ao chegar em humilde casa, os deuses resolvem lá se instalar e fazer farta refeição… mas logo percebem que ali faltava até pros anfitriões. Assim, Thor mandou fazer um sarapatel dos deuses com os bodes. A única exigência de Thor era de repor os ossos intactos dos bichos junto de suas peles, assim, no dia seguinte, eles voltariam sem qualquer sequela ou perda.

Depois de comerem feito um estivador, todos vão dormir, mas Loki sugere ao filho do Anfitrião (que pouco comeu) que chupe o tutano do osso de um dos bodes, o que fere a única exigência feita por Thor, mas seria a melhor refeição que já fez na vida…

…Ou a última, mas isso é omitido por Loki, então assim procede o garoto.

É incrível que toda Mitologia (e afins) tem esse tipo de situação: A figura divina faz única exigência aos Humanos e é exatamente aí que os humanos estão menos dispostos a colaborar. Sério, pense nisso um pouco, Adão e Eva e a Árvore do Conhecimento, temos Pandora e a caixa (mulher em tudo quer mexer), Narciso e sua puta boçalidade, a mulher de Lot em Sodoma e Gomorra…

Enfim, acho que é da natureza humana queimar nosso filme com as divindades quando temos chance. Voltando ao post, pela manhã, Thor usa seu Martelo mágico e PLIM, os bodes voltam sãos e salvos, todos ficam felizes e contentes…

… Epa, um dos bodes voltou coxo e Thor não curtiu muito a trollagem.

ByTheHammerOfThor
Penso que Thor reagiu mais ou menos assim.

O Deus do Trovão só se acalmou quando o humilde anfitrião deu o próprio filho como escudeiro, assim, haveria reparação por parte dos anfitriões e nosso deus caceteiro favorito ganharia um aprendiz… que se revelou muito apto e o favorito de Thor. Abaixo segue um desenho animado “dasantigas” que trata do referido fato.

CURIOSIDADES

Atualmente podemos conferir muitas referências da mitologia nórdica por aí. No anime Saint Seiya – Soul of Gold, por exemplo, os Cavaleiros de Ouro (a elite da deusa Atena) travam uma batalha contra o deus Loki em Asgard. Saint Seiya já abordou a mitologia nórdica outras vezes, como por exemplo, guerreiros deuses como Midgard e até um representante de TANNGRISNIR.

Ainda, há o desenho da Cartoon Network O Mundo Mágico de Gumball existe a família Jotunheim, uma referencia ao Mundo dos Gigantes da mitologia Nórdica… claro que a família é de Gigantes.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s