Arqueóloga garante estar próxima de descobrir a Tumba de Cleópatra

cleopatra[1]Uma das Mulheres mais icônicas de nossa peregrinação terrestre, seu nome já é praticamente uma exaltação a Beleza Feminina, considerada até mesmo como Sex Symbol de sua época, ainda, considerada astuta e comprometida, sua história ainda carece de muitas explicações e sua real postura (sej como Líder influente, seja como Mulher) tem registros de confiabilidade questionável.

Seu nome já diz tudo.

Cleópatra VII, a ultima herdeira do trono dos Faraós e apresentada neste Blog no mês da mulherada, já foi alardeada por Hollywood na pele de Elizabeth Taylor, já foi apontada como ninfomaníaca ao ponto de transar com cachorros e macacos, já foi considerada “Feia”, já teve sua morte (tão simbólica) desmentida e recontada como uma overdose de coquetel com drogas e, também, foi apresentada ao mundo a única imagem de seus filhos gêmeos “Cleopatra Selena e Alexandre Helio).

Isso é, apenas, o material que este Blog já comentou. O nome Cleópatra gera vasto material para consulta.

Atualmente, a arqueóloga dominicana Kathleen Martinez está gritando aos quatro cantos do mundo que está muito perto de encontrar o local exato da Tumba de Cleópatra VII e Marco Antonio, também.

A arqueóloga Kathleen Martinez
A arqueóloga Kathleen Martinez

Este ultimo não é tão importante, mas como foram enterrados juntos, vale a pena destacar.

A AVENTURA ESTÁ LÁ FORA
Antes de ser uma Arqueóloga, Kathleen era advogada e, pelo que consta nos autos, resolveu largar tudo para ser arqueóloga e correr atrás do paradeiro de Cleópatra VII. Sua caçada pela tumba da referida rainha do Egito iniciou a dez anos atrás, ainda com Zahi Hawass no comando do Supremo Conselho de Antiguidades egípcias.

Já falei bastante sobre o Sr. Hawass e todos sabem que ele é um cara complicado.

Ainda, seus estudos e constatações levaram nossa ex-advogada até a cidade de Taposiris Magna, uma cidade com um templo dedicado ao Casal Celeste Osíris e Isis (podendo ser considerada, assim, um Centro Religioso), erguido na época de Ptolemeu II Filadelfo.

PRECONCEITO, BULLYING, MAIS DO MESMO
Todo mundo sabe que as mulheres não são muito bem vistas fazendo trabalhos “de Homem”. Com Kathleen não foi diferente e ela admite que foi menosprezada quando iniciou seu trabalho. Tal situação também ocorreu com Joann Fletcher em sua caçada para achar a tumba de Nefertiti.

E já falamos desse assunto que até rendeu um documentário.

NO CAMINHO CERTO?
Se ela está perto, eu não sei, mas os registros históricos que ela vem descobrindo são, realmente, impressionantes. Fazendo um “pente fino” no Egito, Kathleen encontrou uma Estela que seria a ultima pista sobre a Tumba de Cleópatra. Com isso, Kathleen, inclusive, chegou a convencer Zahi Hawass a retomar as escavações em Taporisis Magna.

Zahi Hawass, um cara dedicado, mas complicado...
Zahi Hawass, um cara dedicado, mas complicado…

E todos sabem o quanto Zahi era ciumento com as antiguidades egípcias.

E AGORA, JOSÉ?!
Kathleen Martinez pretende desbravar cada pedra e cada grão de areia de Taporisis Magna acompanhada de outros especialistas. É sabido que trabalharão na região do Lago Mareotis, onde há dois monumentos de fundamental importância nessa empreitada: O primeiro é uma torre onde deveria haver um Farol, o outro é o Templo de Isis e Osíris.

Na época de Zahi Hawass, uma expedição foi feita na região moedas com o rosto de Cleópatra, a cabeça (de uma estátua, claro) que seria de Cleópatra e, ainda,  acharam cerca de 27 tumbas das quais, 20 seriam de Nobres, contudo, apenas 10 múmias foram achadas.

Sabemos que há muitos métodos para se datar um achado arqueológico, alguns métodos precisam apenas de instrução intelectual como o fato de que o processo de Mumificação mudou bastante em um determinado período da história ou do próprio registro hieróglifo que também foi alterado em determinado momento (antes era feito em relevo, depois foi alterado para entalhe na pedra).

Este grupo de estudiosos tem uma importante missão, acompanhemos.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. klívia lima disse:

    Nossa tomara que encontrem a tumba eu sou facinada pela Cleópatra e queria ser como ela linda, rica, poderosa e muito sedutora

    Curtir

  2. klívia lima disse:

    Nossa tomara que encontrem a tumba eu sou facinada pela Cleópatra e queria ser como ela linda, rica, poderosa e muito sedutora…Além de muito misteriosa

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s