Tradução de um texto em pedaço de cerâmica de mais de 2.000 mostra altas taxas nas transações imobiliárias no Egito

Se você acha que a especulação imobiliária aqui pirou por causa da Copa do Mundo, então você precisa conhecer as transações imobiliárias do Egito.

O professor Brice Jones, da Universidade da Concórdia (Montreal – Canadá) traduziu um texto escrito em um pedaço de cerâmica que deveria ser algo do tipo “recibo de pagamento” datado de pouco mais de 2.000 anos (provavelmente da Era Ptolomaica).

O TEXTO
O referido texto, escrito em grego, fala de uma taxa de transferência de um terreno a um cidadão egípcio (cujo nome é ilegível) e seus amigos que pagaram 90 Talentos como imposto pela transferência de terras, sendo 75 Talentos mais custo adicional de 15 Talentos. O documento aponta, ainda, a quitação dos valores no dia 22 de Julho de 98a.C.

Diego Barkan mostra um pedaço de cerâmica.
Diego Barkan mostra um pedaço de cerâmica.

Para você ter uma ideia do quanto esse valor é obsceno, não havia moedas com valores equivalentes ao Talento. No caso, a galera resolvia tudo na base do Dragma grego. Xeretando na internet, 01 Talento era coisa de 6.000 Dragmas. Fazendo uma regra de 3 (sim, eu entendo um pouco de Matemática), chegamos ao número de 540.000 dracma.

Estudiosos apontam que um trabalhador não qualificado na época teria feito apenas cerca de 18.000 dracma por ano, pro cidadão reunir 540.000 dracmas, só ganhar na Loteria dos deuses pra alcançar tal valor….

enfim.

CONTRATOS NO EGITO
Contratos de compra, venda, troca relativo a qualquer coisa lá no Egito eram rotina, super normal. Na verdade, esse tipo de documento já foi usado, inclusive, para elucidar dúvidas arqueológicas, como no caso da autenticação do Evangelho de Judas.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s