Meu Pequeno Evangelho: Turma da Mônica traz exemplar com mensagem do Espiritísmo

Vivemos em uma época bastante favorecida pela nossa atual Ciência. Somos quase autossuficientes em necessidades como alimentação, locomoção e até no senso estético e prevenção de doenças (tipo a Velhice que, hoje, é tratada como doença). Nossa tecnologia nos provém velocidade para buscar respostas para momentos de baixa autoestima e afirmação moral, tudo a qualquer momento, pois temos modernos aparelhos com planos com rápida Internet que cabem no bolso.

Quase todos tem e as operadoras também não ajudam sempre (exceto no exercício da Paciência), mas isso é o de menos.

Baseado em lamentável verdade, pergunto: Pra quê xavascas precisamos pensar no Espiritual, se temos todos os recursos para aproveitar a Vida e tudo o que ela tem para oferecer agora mesmo?!

É uma pergunta que vem perdendo força, inconscientemente, e sua resposta parece importar menos a cada dia. As pessoas mais velhas não levam estas questões muito em conta e as mais novas não encontram espaço ou material instrutivo para refletir, salvo exceções, tipo um público mais direcionado (religiosos genericamente falando). Caso você, Oh Leitor perspicaz, tenha notado que as publicações periódicas (revistas, jornais, mídias em geral) não trabalham muuuuito assuntos dessa natureza.

Felizmente, ainda temos pessoas como Mauricio de Sousa e não falo isso apenas pelo fato de Mauricio ser amigo do Pai do Mangá Osamu Tezuka (o que o eleva a quase um tio de 2º grau), mas pelo fato dele (Mauricio) proporcionar um espaço de discussão sobre espiritualidade e valores interessantes na vida da criançada.

Duvida? Vai lendo.

TURMA DA MÔNICA E ESPIRITISMO

O criador da Turma da Mônica lançou na Livraria Cultura (Dezembro de 2014) a revista Meu Pequeno Evangelho. A história traz Mônica e seus comparsas recebem mensagens de felicidade, amor,  fraternidade (entre outros jargões do Espiritismo) por André, primo do pai do Cascão, um Espírita. A ideia é interessante e não seria a primeira vez que Mauricio de Sousa usa a temática Espírita em suas publicações.

Uma das páginas do livro Meu Pequeno Evangelho da Turma da Mônica
Uma das páginas do livro Meu Pequeno Evangelho da Turma da Mônica

Em 2006 houve uma publicação de uma história da Magali com o tema Reencarnação que você pode ver clicando aqui. Contudo, a revista (que é quase um livro) apresenta ao público infantil conceitos espíritas. Este empreendimento conta com Luis Hu Rivas (designer peruano) e Alã Michell (Espírita). Já abordamos o assunto Espiritismo por aqui, vale conferir nossa postagem sobre Deus egípcio em relato Espírita.

LIÇÕES DA ESPIRITUALIDADE PARA A MOLECADA

O público infantil tem carência de receber e discutir abertamente certas informações (leia TABU) como a Morte, não de forma impactante (ou seja, a privação da presença de alguém querido de forma abrupta), isso a gente encontra facilmente em filmes e desenhos animados japoneses, mas falo de trabalhar o assunto de forma mais elevada, mais preocupada com a espiritualidade.

São poucos os filmes direcionados ao público infantil que tratam da Morte com leveza e sem uma roupagem violenta ou de algo que deve ser temido. Um exemplo disso é A Princesa e o Sapo, cuja a morte de Ray (o velho vagalume) traz em tom singelo a ideia de que ele foi para um lugar melhor e que, por amar Evangeline (uma Estrela), lá ele estará depois da Vida, pois ele encontrou, finalmente, o sublime Amor que não se apaga e estará eternamente estampado no Céu, como ocorre com a luz das estrelas.

Ou eu entendi tudo certinho ou preciso parar de misturar meus remédios para dores de cabela com Coca-cola.

Dou graças a Deus por ainda existirem autores interessantes para nossos pimpolhos, pois, sem esse tipo de abordagem, os ideais de elevação espiritual na vida da criança de hoje estará seriamente comprometido nos próximos anos. Sem muitas oportunidades para trabalhar a ótica espiritual, imagine como ficará essa gurizada que vive de Face, Zapzap e programas como BBB e Felizes para Sempre?

Não que eu esteja reclamando dos atributos da Paola Oliveira, mas todo o resto é altamente questionável.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s