Descoberta – Sarcófago com múmia de uma cantora de Amom

Sarcófago Cantora Amon

O egiptólogo espanhol Francisco J Martín Valentín chefiou uma equipe de arqueólogos que achou, em Luxor, um sarcófago com a múmia de uma cantora do culto ao deus Amon com cerca de 3.000 anos de idade. O Diretor de Antiguidades do Alto Egito ( Abdel Hakim Karar)afirmou que o sarcófago tem cerca de 1,80m de altura.

Francisco Martín Valentín01
Francisco Martín Valentín

Este não seria o primeiro grande achado nesse sentido no ano de 2014, um grupo de arqueólogos franceses achou um sarcógado de uma cantora em Maio/14.

Você deve estar pensando que isso não é grande coisa na vida de um arqueólogo, afinal, é esse o ganha pão dele ou que isso é um alarde sobre uma notícia não tão impactante assim e que este blog já foi melhor.

Calma, pequeno gafanhoto.

De acordo com Francisco Valentín (diretor do Projeto Visir Amen-Hotep Huy), descobrir múmias ainda dentro de sarcófagos não é algo tão rotineiro na vida de um arqueólogo/egiptólogo, por mais inusitado que possa parecer.

Se levarmos em conta que estamos falando de um sarcófago com cerca de 3.000 anos (estima-se que pertenceu ao 3º Período Intermediário – 1075-650 a.C.) e nesse meio tempo não sofreu qualquer tipo de avaria, saque ou profanação, então a ultima pessoa que tocou nele, antes dos egiptólogos de nossa época, foram os caras que finalizaram o ritual de mumificação.

E isso é muito legal, se você pensar um pouco.

Em outras palavras, um achado desses é melhor do que ganhar na Loteria acumulada, pois estamos falando de uma realização profissional e que deixará seu nome “tatuado nos couro” da História.  Pelo que me consta, Howard Carter (o cara que achou a tumba intacta e inviolada de TutAnkhAmon) quase morreu umas duas vezes, antes de encontrar sua maior descoberta.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s