Descoberta – Mosaicos extremamente bem conservados em Zeugma

Saudações, terráqueos!

Muita gente acaba me perguntando o motivo das excessivas postagens sobre o Egito, descobertas no Egito, arqueologia no Egito e afins, apesar da proposta do Blog ser de apresentar novidades sobre civilizações antigas.

O fato é que, SIM, eu sou arriado os 4 pneus e o step pelo Egito, o que me transforma este espaço virtual em um veículo informativo virtual extremamente tendencioso. O que não significa que as outras civilizações não tenham qualquer novidade.

Hoje, por exemplo, falaremos da Grécia!

De novo!

Sim, falamos sobre a Grécia uma caralhada de vezes, inclusive, sobre a possível tumba de Alexandre, o Grande. Hoje falaremos sobre a descoberta de três mosaicos com um estado de conservação obscenamente interessante e, coincidência ou não, o referido achado também tem relação com Alexandre, o Grande.

Só pra constar, eu não acredito em coincidências e não me incomodo com quem acredita, é a sua opinião.

Se você não aceita que eu tenha uma opinião diferente, vá chupar um cavalo.

DESCOBERTA DE MOSAICOS EM ZEUGMA (SÍRIA)

Conforme já apontado acima, três mosaicos foram desenterrados e apresentam um incrível (bota incrível nisso) estado de conservação. O achado foi feito numa cidade que faz fronteira com a Síria, chamada Zeugma. Os mosaicos fazem referência direta ao antigo mundo Grego, pois o tema são as Nove Musas.

Batizado como
Batizado como “Casa das Musas”, este mosaico apresenta as nove Musas como no Zodiaco

QUEM FOI SELEUCUS I NICATOR

O reinado de Alexandre, o Grande era igualmente grande e muita gente não curtia a maneira de Alexandre levar as coisas. Na verdade, Alexandre desbaratou vários motins que tinham como intenção direta matá-lo.

Ainda hoje é incerta a razão de sua morte.

O fato é que seu reino foi dividido e cada um de seus maiores comandados (Casandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeo) pegou uma fatia do bolo. No caso, Seleuco pegou a parte alí ao sul da Turquia e estabeleceu o Império Seleucida (312). Os mosaicos foram encontrados na região de Zeugma que, atualmente, está quase totalmente submersa por um lago artificial.

Claro que os mosaicos estão numa região sem água.

O QUE XAVASCA É UMA MUSA?

Na cosmologia de seres divinos gregos, as Musas eram ligadas, inicialmente, a Música. Depois foram associadas, também, a Arte, Ciência e a Poesia. Eram nove musas: Calíope (bela voz), Clio (a que confere fama), Érato (a que dá júbilo),Tália (a festiva), Melpômene (a cantora ou poetisa), Terpsícore (a que adora dançar), Euterpe (a que desperta desejo), Polímnia (A de muitos hinos) e Urânia (celeste).

A Musa Calíope apresentada no centro do Mosaico.
A Musa Calíope apresentada no centro do Mosaico.

Com o tempo e as guerras, foram absorvidas pelos romanos, onde ganharam ,claro, novos aspectos. Reza a lenda que o termo “Música” foi extraído, exatamente, do termo Musa.

Nunca saberemos, mas seria muito legal se fosse verdade.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s