Abrigo da época da 1ª Grande Guerra Mundial é encontrado com corpos em ótimo estado de conservação

article-2099187-11AA39FA000005DC-444_964x679

Falamos antes do achado do submarino japonês da 2º Grande Guerra Mundial (uma descoberta acidental) e hoje falaremos da descoberta de um abrigo militar da 1º Grande Guerra Mundial, acidentalmente, com cerca de 21 soldados bastante conservados.

Todos mortos, claro! Mas muito conservados.

DESCOBERTA
Durante escavação exigida para um projeto de construção de estradas, arqueólogos franceses  encontraram, depois de 94 anos, os corpos dos soldados membros da Unidade 34 na antiga região da Frente Ocidental, uma linha sinuosa de trincheiras fortificadas.

vida_trincheiras_01
Frente Ocidental

Michael Landolt, lider da equipe que fez a descoberta, chega a comparar o referido abrigo militar com a cidade de Pompéia, pois, na referida Cidade, também há muitos corpos conservados pelo vulcão Vesúvio(na época chamado de “Monte”).

Nós Já falamos sobre Pompéia aqui e aqui.

No local haviam soldados sentados em bancos, outro foi achado deitado na cama e ainda outro, em posição fetal entre os lances das escadas.

Imagine a situação: Você está na 1ª Grande Guerra Mundial (o que, por si só, já seria o suficiente para deixar qualquer um em pânico), então o seu bunker é atingido por uma monstruosa avalanche de lama que engole tudo…

… inclusive você.


Também haviam muitos outros objetos pessoais, o que, certamente, ajuda a entender o cotidiano de um soldado da época. Botas, capacetes, garrafas de vinho, óculos, cigarreiras, livros de bolso e (óbvio) muitas armas.

Entre os objetos mais interessantes encontrados, podemos citar alguns jornais (ainda dá pra ler, de tão bem conservados) e um esqueleto de uma cabra. Há quem diga que o bicho fornecia leite para os soldados.

DIVAGANDO…

Pensando bem, a vida é muito louca...
Pensando bem, a vida é muito louca…

Eu já falei isso e vou falar de novo: As maiores e mais relevantes descobertas da História da Humanidade foram todas feitas “ao acaso”, ao melhor estilo “Sem querer querendo”!

A Penicilina foi descoberta acidental, quando o Sr. Alexander Fleming, esqueceu suas Placas de Petri (onde pesquisava Staphylococcus) durante suas férias e percebeu que ali gerou-se uma Colônias de Fungos que “mataram” os staphylococcus. Depois de estudar esse Fungo, descobriu-se a Penicilina.

Dizem que a Pólvora também foi descoberta acidental, porém, eu nem quero imaginar o que acontecia quando os testes davam errado…

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s