Bibliotecas (estranhas) que tanto amamos – A Biblioburro na Colômbia

Bibliotecas são o máximo. Certamente, a mais famosa é a de Alexandria (que não deve ter restado muito dela para contar sua história). Um local onde se armazena Conhecimento para todas as pessoas e a possibilidade de se embriagar nesta fonte é uma grande pedida para as pessoas.

Apesar da destruição da Biblioteca de Alexandria, o certo é que seus frutos, o Conhecimento em si, foi passado pra frente e isso conta muito. Resolvi abrir essa sessão no Blog para mostrar aos meus queridos (trinta e oito) leitores o quanto pode ser diversificada as formas de se proporcionar o conhecimento.

Essa biblioteca que mostraremos hoje é bem diferente.

Uma biblioteca itinerante carinhosamente chamada de “Biblioburro” é a mais interessante alternativa de acesso ao conhecimento para indivíduos menos afortunados em La Glória (Colômbia). O projeto é liderado por um homem chamado Luis Soriano, conhecido como El Professor.

Iniciado no final dos anos 90, Soriano viaja pelas comunidades do interior da Colômbia e leva o acesso a leitura no lombo de dois burros muito simpáticos (Alfa e Beto).

Interessante é que o Saber e o Conhecimento são alavancados por dois “burros”.

Vários livros são disponíveis por Soriano, Alfa e Beto, uma trinca nada convencional que faz a diferença. No ano de 2008, a Biblioburro já contava com cerca de 4.800 volumes e os livros mais requisitados são os de aventuras infantis. Reza a lenda que, durante um assalto, ao perceber que Soriano não tinha dinheiro, os bandidos levaram um volume de Frida, de Paulo Coelho.

Este é Luiz Soriano e o acervo da Biblioburro.
Este é Luiz Soriano e o acervo da Biblioburro.

Em 2008 já haviam quase cinco mil volumes e ele também conta com o apoio financeiro da livraria pública de Santa Marta, à 290 quilômetros de distância, que o contratou como trabalhador satélite para compartilhar uma porção dos 7000 dólares anuais que ele ganha.

Há, inclusive, um documentário sendo preparado por Carlos Rendón Zipagauta sobre essa grande demonstração de perseverança. Se depender do grande El Professor (apelido carinhoso que torna famoso o Sr. Soriano), o projeto vai longe.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s