Arquivo Público do Ceará apresenta mostra sobre Ditadura Militar

AbaixoADitadura

Uma das coisas que mais me incomoda na História do nosso país é a Ditadura Militar. .. claro, se não me incomodassem, eu seria um desumano cretino.

O que me incomoda realmente é que muitas pessoas abordam o tema sem qualquer conhecimento sobre o assunto, ou pior, discutem sobre a Ditadura com um ponto de vista político.

Para o caso daqueles que falam e falam sobre a Ditadura sem conhecer o assunto, a esses, basta que estudem! Pensando nessa parcela desfavorecida intelectualmente, existem eventos como a iniciativa do Arquivo Público do Ceará.

EXPOSIÇÃO
A exposição Memórias Reveladas: As Lutas Políticas no Ceará (1964-1985), como o nome já diz, promove o debate sobre o Golpe Militar, com a exibição de documentos do acervo da instituição ,além de relatórios, informes, fotografias e até mandados de busca.

Outra coisa que marca na referida exposição são decretos de prisão preventiva de “terroristas” e alto número de processos contra Religiosos. Material este que teve origem nos fundos documentais do Dops-CE, do Serviço Estadual de Informações (SEI), na Secretaria da Segurança Pública do Ceará e nos arquivos do jornal Tribuna Operária.

Os documentos precisaram passar por um minucioso processo que envolveu a identificação, organização, descrição arquivística e digitalização. Tanta trabalheira revelou acontecimentos ocorridos aqui, no Ceará, durante a Ditadura Militar.

memorias-reveladas

Serviço
Exposição “Memórias Reveladas”
Abertura: De segunda a sexta, das 08 horas às 17 horas, no saguão do Arquivo Público (Rua Senador Alencar, 348, Centro). Entrada franca.
Mais informações: (85) 3101.2615

Eu conheço muita gente que viveu durante esse momento da História aqui no Ceará, contudo, muitos não perceberam qualquer movimentação fora do normal. O que não significa que nada ocorreu…

…mas nem todo mundo pensa assim.

Existe uma caralhada de gente discutindo Ditadura apenas do ponto de vista Político e nada mais. Na tentativa egocêntrica de mostrar qualquer coisa de Conhecimento, acabam falando bobagem ou mesmo ganhando desafetos, tipo aquele professor que defendeu a Ditadura no meio da aula.

Eu não sei quando você, Oh inefável Leitor, estará lendo estas linhas ,mas entenda que o tema é bastante profundo, complexo, polêmico, obscuro e sempre há o que se descobrir sobre a Ditadura Militar (esse é meu medo!) e não dá pra adquirir um entendimento saudável dos fatos entendendo apenas motivações políticas.

Muita gente morreu ou foi torturada, estuprada, humilhada… enfim, isso foi a Ditadura, sabia?! Outros, sequer sabemos que fim levou.

Prefiro me esquivar de comentários tipo “que partido favoreceu a Ditadura” ou “que partido apresenta mais Militares” ou “durante a Ditadura, fulano perseguiu e hoje quer dar uma de certinho”, enfim, essas coisas. Acredito que, antes de qualquer coisa, devemos entender os Fatos e quanto mais Eventos que favoreçam o entendimento de tudo que rolou nesse amargo período de nossa História, melhor.

Mesmo que se exista jogos políticos e um cemitério gigante, debaixo do tapete.

Vai saber, né. Enfim, continuo incomodado.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s