No Ceará é Assim – Praça Portugal fica ou sai?!

Eu não sei quando você, oh atualizado leitor, estará lendo essas linhas, contudo, a Prefeitura de Fortaleza alimenta um indecoroso desejo de destruir um dos maiores pontos de referência de nossa cidade, a Praça Portugal. Veja a foto abaixo e pondere um pouco sobre a situação.

Esta é a Praça Portugal, o mais novo alvo da péssima gestão.
Esta é a Praça Portugal, o mais novo alvo da péssima gestão.

Que beleza, não é?!

Além de ponto de referência para se localizar na Fortaleza Bela, ainda é cartão postal e ponto de encontro de muitos grupos. Independente do que o Prefeito pense sobre o assunto, muita gente circula na Praça Portugal. Enfim, vamos ao momento informativo do Blog.

TROCANDO GATO POR LEBRE
Pra quem perdeu o inicio da conversa, a Copa do Mundo se avizinha e como se não bastasse os problemas com a criação do Viaduto e a expulsão de 300 famílias do Alto da Paz, o Prefeito de Fortaleza Roberto Claudio (PROS) achou que seria uma boa ideia destruir a Praça Portugal (Aldeota), removendo os canteiros centrais nas Avenidas Dom Luís e Santos Dumont e realocando suas árvores para as calçadas…

… Claro que estamos falando das árvores que sobreviverem ao procedimento.

Sinceramente, se o Prefeito fizesse a fineza de andar na rua igual ao povão, perceberia que na calçada quase não há espaço para os pedestres. Eu já vi e vivi, várias vezes, a necessidade de deixar a calçada (seja por seu péssimo estado de conservação ou por ocupação indevida) e disputar (no dente) espaço no asfalto com os carros para chegar aonde eu queria.

O referido Prefeito diz que pretende demolir a Praça, pois ninguém frequenta, contudo, já falamos que a Praça Portugal é ponto de encontro de vários grupos sociais, além de casais e transeuntes em geral, assim, o povão fez um Protesto contra a destruição da Praça Portugal. Como se não bastasse todos os outros conflitos pela Cidade.

Sim, tá foda morar em Fortaleza.

SEGUE TUDO, CONFORME PLANEJAMENTO?!
Toda essa lambança segue um projeto chamado PAITT – Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito, um plano que visa atender necessidades e alcançar resultados (curto prazo) para quem usa o trânsito de Fortaleza. Entenda que todo mundo quer um trânsito menos estressante, menos lento, menos filhodaputamente incômodo… enfim, mas a prefeitura usa isso de forma a descaracterizar a Cidade, além de atingir diretamente áreas arborizadas.

E já temos tantas…

Ainda, há a questão do desrespeito ao que diz a Lei Orgânica do Município (segundo parágrafo do artigo 153) “Qualquer alteração do projeto arquitetônico ou de denominação das praças será submetida à apreciação da Câmara Municipal”.

ABERTO AO DIÁLOGO?!
No último dia 11/03/2014, o Prefeito defendeu a imposição de demolir nossa tão amada Praça e ainda, na cara de pau, comentou que a Prefeitura está aberta ao diálogo, aberta para receber sugestões de mudança para melhor atender a população.

PRAÇA PORTUGAL NÃO É UMA PRAÇA… MAS UMA ROTATÓRIA?!
Como foi informado logo acima, o Prefeiro Roberto Cláudio disse que “Você não vê ninguém sentado, tomando um suco, comendo um sanduíche ou simplesmente refletindo”, além de alegar que não se trata de uma Praça, mas uma Rotatória.

Como ele quer que as pessoas exercitem a arte de pensar quando ele manda descer o cacete nos professores em 2011?!

Normalmente o povo esquece rápido, mas eu sou chato e tô aqui pra lembrar mesmo.
Normalmente o povo esquece rápido, mas eu sou chato e tô aqui pra lembrar mesmo.

Daqui a pouco a Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica para os íntimos) não será mais Ponte.

CONCLUSÃO?
Lembrando que tudo o que foi apresentado neste espaço virtual pode ser encontrado em qualquer outro site. Trocar um ícone da cidade por um cruzamento pode não ser algo entendido por toda a população e, TALVEZ, não resolva 100% os problemas de congestionamento.

Essa é uma visão de quem é beneficiado / favorecido por intervenções como o Viaduto que atinge o Parque do Cocó, do Cruzamento que atinge a Praça Portugal, enfim, essa pequena parcela da população também parece não querer entender as intenções da maioria esmagadora da sociedade.

Tenho que apontar o lado dos outros também, afinal, este é um espaço virtual democrático de estranhamentos. Enquanto tem servidor público se manifestando a favor da Prefeitura, também tem empresário se manifestando contra a Prefeitura. No meio dessa troca de farpas, o povão fica no meio, sofrendo pelos infortúnios de megalomaníacas obras desnecessárias e pela abusada Prepotência de uma gestão que deveria passar mais tempo nos belos pontos de nossa Fortaleza, e não viajando.

Contudo, pense no que motiva tanto a Prefeitura de Fortaleza em intervir tão drasticamente nesse setor da Cidade… Duvida que há segundas intenções?! Lembra da criação da Contribuição de Melhoria aprovada pela Assembléia?!

Poisé, pense no assunto.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s