Há um ano, o Papa Bento XVI renunciava ao trono da Igreja

Com efeito, o tempo voa.

Há uns 200 anos, o uso da impressão digital ainda era algo remotamente distante para as Investigações Policiais, o mapeamento do genoma humano também o era, para a Ciência. O uso de mídias sociais, na rotina de Pessoas Jurídicas milenarmente tradicionais, como a Igreja, também estavam enquadradas, como posso dizer, um sonho.

Hoje o Papa tem até Tuíter e muitos o seguem.

Eu ainda não aprendi a escrever Tuíter… um dia eu uso o Gúgou e vejo como se escreve.

Sim, voltando ao assunto, o tempo passa rapidamente e é essa distorção no espaço causada pelo interessante movimentar de nossa residência celeste que nos proporciona identificar esse transcorrer, esse fluir… que parece fluir mais rápido do que o normal atualmente.

Tudo isso só pra dizer que, no ano passado, o Papa Emérito Bento XVI anunciava ao mundo a sua renúncia.

Para quem não lembra, o Sr. Joseph Ratzinger foi nomeado papa e escolheu a linha de Bento XV para seu mandato, adotando o nome de Bento XVI. Claro que ele foi cobrado por ser o papa seguinte ao período de João Paulo II, que causou muitas reformas no contexto tradicionalista da Igreja Católica Apostólica Romana Praticante do mundo. No ano de 2013, no dia 11 de fevereiro, o Papa pediu pra sair e causou grande espanto na comunidade religiosa de nossa época.

Bento XVI tinha 85 anos quando renunciou e passou 7 anos no cargo. Atualmente o Papa só deixa de ser Papa depois que morre.

Tirando o caso do Papa Gregório XII(1406 – 1414), houve cerca de 22 casos de renúncia de papas na história. Muito se especulou (e ainda se especula) sobre o caso e muita gente acabou ganhando notoriedade na mídia falando besteira sobre o caso.

Oficialmente, Bento XVI entregou o Anel do Pescador por conta de sua frágil saúde.

Segue abaixo o texto integral da renúncia do pontífice.

Caríssimos Irmãos,

convoquei-vos para este Consistório,não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

 

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s