Incêndio na Boate Kiss completa 01 ano e pouca coisa mudou


boate-kiss-homenagem_2_1

Esses dias a cidade de Santa Maria tem amargas lembranças, já faz 01 ano que houve o incêndio na Boate Kiss e frente da boate está, atualmente, assim… coberta de fotos das vítimas, mensagens de solidariedade e cobranças de justiça.

Graças a deus, essa tragédia é algo que a sociedade brasileira não deixará passar em branco. Diversas manifestações já ocorrem desde antes do aniversário de 01 ano.

Sim, já se passou um ano desde aquele terrível incêndio e comentamos na época.

Eu lembro muito bem onde eu estava quando recebi a noticia, e estava em um acampamento e só fiquei sabendo de todo o ocorrido quando voltei pra casa, durante a noite.

14545012
Uma ilustração da parte interna da boate: Ausência de saídas de emergência, o estofamento do teto não evitaria incêndios, a diretoria da casa permitia shows pirotécnicos, além das grades na frente da entrada contribuíram para a tragédia.
Boate Kiss pichada
A única coisa que não mudou foi o desejo de todos os brasileiros, no que diz respeito ao caso.

Entenda que, o que mais me impressiona não chega a ser a tragédia propriamente dita, nem o número assustador de vítimas (242 mortos e mais de 600 feridos – muitas vítimas foram impedidas de sair por conta do não pagamento das comandas) nem o despreparo das casas noturnas para atender as necessidades de seus clientes quando algo der errado, mesmo depois de um ano de vistorias, fechamentos em massa de casas noturnas incompatíveis…

…o que mais impressiona é que, mesmo depois de um ano e da cobrança incessante da sociedade brasileira, os culpados (que já foram apontados) não foram presos e as famílias ainda esperam por uma indenização, se é que elas (as famílias) receberam algum tipo de apoio.

Para quem não lembra, a banda Gurizada Fandangueira tocava na noite do incêndio na boate e usava de efeitos pirotécnicos durante sua apresentação e, reza a lenda, foi nesse instante que o  incêndio começou. Na época, Marcelo de Jesus dos Santos comentou, durante entrevista ao Fantástico, que não cantaria mais, inclusive, Marcelo de Jesus é indicado como um dos culpados pela tragédia.

Eu nem sei como anda essa banda, atualmente.

Os proprietários da casa noturna ainda estão em liberdade e uma normatização sobre a segurança em casas noturnas ainda são um sonho distante.

Se você procura fotos das pessoas mortas e empilhadas nas calçadas durante a noite do incêndio, faça o favor de dar o fora do meu blog.Esta é uma pequena homenagem deste espaço virtual para as vítimas dessa grande e triste tragédia.

O país poderia aprender com algo tão gritante e que causa tanto pesar, mas o brasileiro é bicho com memória curta e as leis daqui favorecem eventos dessa envergadura.

602866_496933500348789_242948514_n

Agora caberia uma potente manifestação criativa… até lá, rezemos em auxílio aos que necessitam de nossas orações (independente de religião) e em respeito aos familiares.

Afinal, a única coisa que realmente mudou desde o dia do incêndio na Boate Kiss (que virou notícia fora do país, ganhando, inclusive, página no Wikipédia em vários idiomas), foi a vida dos familiares das vítimas que morreram ou saíram feridas.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s