Estátua de Nelson Mandela tem um coelho na orelha e irrita governo africano

Enquanto a brava gente brasileira está preocupada com a porra do rolezin, o governo Sul-Africano está preocupado com um protesto silencioso feito em uma estátua do líder Nelson Mandela.

A estátua tem nove metros e foi preparada em tempo recorde. A homenagem ao maior combatente na luta contra o Apartheid foi vista com lágrimas nos olhos e calor nos corações…

… até que alguém percebeu um coelho dentro da orelha de Mandela.

Comé qui é?!

E eu achando que o problema com o tradutor maluco e a cena de ciúmes de Michelle Obama já eram problemas demais… e ainda tem essa agora.

AFRONTA
Erguida no jardim da Union Buildings (residência oficial e sede do gabinete do Presidente da África do Sul), em Pretória, no dia 16 de dezembro de 2013. Após dez longos e amargos dias de luto pela partida de sua maior liderança, a nação mais alegre do planeta inicia as festividades para o Dia da Reconciliação.

A homenagem, uma estátua de nove metros e feita com 4,5 toneladas de bronze, mostrando um Nelson Mandela sorridente,  foi feita em tempo recorde, o que acabou gerando certo desconforto para os escultores que usaram a própria estátua para protestar. Discretamente, os escultures fizeram um coelho dentro da orelha de Mandela.

A estátua de Nelson Mandela e o detalhe dentro da orelha - Um Coelho.
A estátua de Nelson Mandela e o detalhe dentro da orelha – Um Coelho.

 

 

 

 

 

O governo da África do Sul não achou graça alguma e exigiu explicações sobre o que xavascas um coelho fazia dentro da orelha da estátua. De acordo com Paul Mashatile (Ministro das Artes e da Cultura da África do Sul), é lamentável que tenham feito, na estátua, algo que não foi solicitado e sequer avisaram.

É como comprar uma Coca-cola e encontrar um rato lá dentro.

Andrè Prinsloo - O homem que escondeu um coelho na orelha de Mandela.
Andrè Prinsloo – O homem que escondeu um coelho na orelha de Mandela.

EXPLICAÇÕES
Apesar do protesto parecer, realmente, uma afronta ao que representa Madiba para a vida do povo africano, Andrè Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren (os escultores) informaram que só é possível ver o roedor com a ajuda de um binóculo. Tanto que ninguém havia percebido até que o próprio artista avisasse.

Pelo que me consta, “Coelho” na língua afrikaans – falada originalmente por colonos holandeses – é “haas”, que também significa “pressa”. A ideia dos artistas travessos era de fazer um trocadilho com o coelho (pressa) e o curto tempo para entregar a encomenda solicitada.

Agora você sabe e Conhecimento é 50% da vitória.

Porém, nem tudo é hostilidade. O Porta-Voz do governo, Josias Pila, aceitou o pedido de desculpas, visto que considerou a motivação justa.

CONCLUSÃO
Muita gente pode torcer o nariz diante de tanta inquietação por conta de um protesto silencioso como este. O caso é que essa estátua representa mais do que uma estátua megalomaníaca com quase 5 toneladas de bronze. Ela é um símbolo, como foi declarado por Cyril Ramaphosa (vice-presidente do Congresso Nacional Africano).

“Esta estátua é o último prego no caixão do apartheid. Permanece aqui como o pai da Nação e nos convida a adotar os seus valores.

Sejamos democratas como o foi Nelson Mandela, sejamos disciplinados, a serviço do povo, honestos, atentos e cheios de compaixão como era Nelson Mandela”.

Caso esteja interessado em saber mais sobre o Dia da Reconciliação no calendário africano, recomendo o site Por Dentro da África que tem uma boa postagem sobre o referido feriado.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Cássia disse:

    Mas a vida do povo mudou?

    Curtir

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s