O submarino japonês mais poderoso da 2ª Grande Guerra Mundial é encontrado durante varredura submarina

Eu não sei quanto a vocês, oh essenciais leitores, mas eu adoro histórias de Campanhas Militares.

Estratégias, poder bélico, superação e a conquista da glória… apesar disso, Guerras trazem (também) sentimentos de separação, dor, medo e uma certeza de quem vai pagar o pato é o povão.

Nenhuma Autoridade aceitaria ser bucha de canhão.

Tome como exemplo a 2ª Grande Guerra Mundial: Tivemos os Kamikazes, brasileiros apoiando nazistas, o Holocausto, Bomba Atômica e se me perguntarem, eu digo que os ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki foram O maior ataque terrorista da Humanidade e nada vai te preparar para uma Guerra.

Não importa o quanto você é doce doce doce doce

A GUERRA SÓ TRAZ COISA RUIM?!

Apesar das chagas purulentas de difícil tratamento, a Humanidade conseguiu extrair algo de bom das Guerras: Comida enlatada, a Penicilina e a Internet, além de outras coisas. Entenda que estou falando de Tecnologia que acaba beneficiando a Sociedade de forma abrangente, imagine o quanto a tecnologia armamentista acabou se beneficiando com a 2ª Grande Guerra Mundial?!

O Japão sabia a resposta antes de a guerra acabar.

A HISTÓRIA DO SUBMARINO SEN TOKU I-400

O Japão teve grandes entraves com os Comedores de Hambúrguer.

Depois dos amarelos invadirem a Manchúria, o norte da China e aliarem-se aos soviéticos, eles tiveram como resposta dos EUA o congelamento do crédito dos bancos, o apoio dos aliados e, logo depois, Pearl Harbor.

Enquanto os combates ainda ferviam, o Japão tinha a sua disposição a arma mais Letal que não envolvia tecnologia nuclear: Um submarino com forte armamento, capaz de lançar aviões de forma tão rápida e feroz que a velocidade de resposta do oponente seria seriamente comprometida.

Dessa mistura, saiu o submarino Sen Toku I-400 e o caça bombardeiro M6A1 Seiran.

Os submarinos I-400 foram, sem dúvida, o auge da tecnologia militar da época. Para você ter uma ideia do que acabei de comentar, ele podia lançar 3 bombardeiros modelo Aichi M6A1 Seiran através de uma catapulta OU por uma pista de decolagem a prova d’agua, tinha autonomia para dar uma volta e meia na Terra e seu poder de fogo só foi superado pelo armamento militar, em 1960.

É mole ou quer duro?!

O Navio Sen Toku I-400 criado pelo Japão na Segunda Guerra Mundial
O Navio Sen Toku I-400 criado pelo Japão na Segunda Guerra Mundial

A ideia inicial da marinha japonesa era de usar o I-400 em uma atividade militar contra os gringos que dominavam o Canal do Panamá, contudo, o tal ataque (que seria titânico, se me perguntarem) nunca aconteceu. Enquanto acontecia um estudo dessa investida, o Imperador Hirohito anunciou rendição do Japão, em 1945. Os submarinos foram recolhidos e, algum tempo depois, destruídos e afundados pelas forças aliadas.

Sim, uma bosta.

ARQUEOLOGOS ENCONTRAM O NAVIO SEN TOKU I-400

Há um grupo de pesquisas super interessado em encontrar destroços de embarcações que se deram mal e afundaram. Seja lá qual for a sua história, pode crer que tem gente interessada. Eles atuam no ramo da arqueologia subaquática desde 1990.

O Hawaii Undersea Research Laboraory (HURL) já havia registrado o I-400 em sua lista de prioridades e, com efeito, já haviam feito a descoberta desde agosto/13, contudo, ainda faltava uma confirmação dos países envolvidos no assunto para saber se realmente se tratava do I-400.

A descoberta foi acidental.

Terry Kerby (Diretor Geral da HURL e piloto chefe de submarinos) informou que eles estavam fazendo uma varredura no local procurando outra embarcação quando toparam no I-400. Conforme informado anteriormente, a HURL já pretendia correr atrás do navio japa, contudo, seus cálculos apontavam para outra direção.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DESCOBERTA DO SEN TOKU I-400

Caso não tenha gostado dessa postagem, eu recomento um documentário sobre o I-400 que está disponível no Youtube. Para o caso de você não se sentir confortável em ver um documentário todo em inglês, basta acionar a legenda, em inglês.

Caso ainda não esteja incomodado pela necessidade de ler a legenda em inglês aliado a falta de fluência no idioma do Tio Sam, você pode procurar um tradutor online ou visitar o site DefesaBR que tem uma postagem muito massa sobre o Submarino.

Caso você ainda esteja achando ruim, vá chupar um cavalo!

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s