Análise de ossada achada na Itália revela uma princesa

Sim, mulheres fortes são foda!

Eu não estou falando daquelas mulheres bombadas cuja bunda tem mais músculos do que todos os Vingadores juntos e que permeiam insistentemente na programação da TV tupinikin durante todo o domingo. Também não estou falando daquelas mulheres que A-D-O-R-A-M um barraco e teimam em ser mais Macho do que os maridos.

Estou falando de mulheres com temperamento forte, com traços ideológicos marcantes, de genialidade e poder de decisão suficiente para preencher a sua própria cota e a de seu companheiro… ou mesmo a de seus compatriotas, no caso de mulheres estadistas. Mulheres marcantes são legais pra caramba.

Falando em mulheres que marcam a sua passagem na história…

DESCOBERTA UMA OSSADA…
Em Setembro de 2013, uma equipe de pesquisadores liderados por Alessandro Mandolesi (arqueólogo da Universidade de Turin) descobriu uma tumba. Até aqui é mesmice. Contudo, a tumba está intacta, inviolada, virgem (ui!). Uma tumba totalmente intocada pelos homens, parece coisa do descobrimento da tumba de TutAnkhAmon pelo egiptólogo Howard Carter. Estamos falando de uma tumba localizada em Toscana (Itália), contendo uma ossada com uma ânfora cheia de cinzas e uma lança.

O arqueólogo Alessandro Mandolesi.
O arqueólogo Alessandro Mandolesi.

A equipe de bravos especialistas, em parceria com a Superintendência de Arqueologia etrusca (o bagulho é sério), informou que não existem muitos achados funerários etruscos e que seus costumes, diferente dos gregos e romanos (contemporâneos), são pouco entendidos. A descoberta da ossada facilita muita coisa na vida dos pesquisadores.

Segue fotos do local.

Falando em descobertas, inicialmente acreditava-se que a ossada no fundo da tumba seria de um Príncipe, talvez guerreiro, visto os ornamentos encontrados na câmara mortuária e sua arma, uma lança. Porém, um exame na ossada identificou que, na verdade, o guerreiro seria uma mulher entre 35 e 40 anos.

Sim, uma mulher. Olha uma reportagem sobre o assunto.

Parece que, de repente, todos murcharam pelo fato da ossada pertencer a uma mulher. A tia poderia ser a mais caceteira de sua região, contudo, o fato de ser uma mulher logo fez as pessoas deixarem de tentar qualquer associação entre ela e a lança que estava no local. Talvez até pensem que as cinzas na ânfora sejam do verdadeiro dono da lança, UM HOMEM. Acho que a sociedade desmerece o potencial feminino. Não vejo problemas em mulheres dirigindo, manejando armas, mandando em homens ou guerreiros e até vencendo eles.

E olha que eu sou machista.

O fato da cultura funerária etrusca reunir, em um mesmo ambiente (mesmo sendo funerário) uma mulher, uma ânfora contendo cinzas de alguém e armas, são motivos o suficiente para querer saber mais sobre o caso. Para tanto, recomendo que visite sites estrangeiros como este aqui.

AS NECRÓPOLES FAVORITAS DA UNESCO
A UNESCO assina embaixo de muitos monumentos cuja fascinação e apelo histórico são de vital importância para a humanidade. Entre muitos desses locais estão as necrópoles de Cerveteri e Tarquinia, com cerca de 6.000 tumbas ricamente pintadas e interessantes também.

Temos um vídeo educativo para o assunto.

Mulheres fortes (física, mental e espiritualmente falando) tem uma certa frequência na nossa história. Muitas não tem o real apelo que merecem, contudo, quando surgem, vale a pena aprender sua história e entender suas intensões.

Para quem não sabe, Elas tem até um Mês inteiro,  neste machista espaço virtual cheirando a testosterona, dedicado a sua contribuição na História.

Nada contra quem não goste da fruta. Aqui eu tiro o meu da reta.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s