Descoberta – Carruagem trácia com 2500 anos é encontrada na Bulgária

Carruagem trácia

Hoje não falaremos sobre manifestações pacíficas, nem sobre greves, nem roubalheira tão rotineira nesse meu Brasil. Por mais estranho que possa parecer, hoje também não falaremos sobre o Egito e suas maravilhosas pérolas escondidas nas areias do  tempo.

Hoje não.

A arqueóloga Diana Gervovia
A arqueóloga Diana Gervovia

Hoje iremos para a Bulgária, onde a arqueóloga Diana Gergova (pesquisadora da cultura trácia e trabalha na Sofia-based National Archaeology Institute) encontrou um túmulo com uma carruagem com mais de 2500 anos de idade. Os pesquisadores acreditam que trata-se de um túmulo de uma tribo trácia que viveu na região.

Aliás, a região é conhecida pelo Túmulo trácio de Svestari, encontrado em 1982 e dá uma boa noção de construções religiosas do povo trácio, mais precisamente os Getas (povoaram o norte da Bulgária e a Romênia).

A descoberta da tumba trácia promete ser de grande utilidade para as pesquisas sobre o povo trácio e seus costumes, principalmente os que dizem respeito ao religioso/fúnebre. Além de armas e ornamentos, também foi encontrada uma carruagem com cavalo e tudo.

Claro que os cavalos estavam mortos.

O Túmulo de Svestari é reconhecido, em 1985, como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO (é mole, ou quer duro?), por seu estilo singular de arquitetura e por suas decorações. As esculturas femininas híbridas (metade mulher e metade planta) são os alicerces da tumba (chamadas de cariátides), além das pinturas que lá existem.

Acredita-se que sua aristocracia viveu entre os gregos e romanos, logo sendo absorvidas por eles entre uma guerra e outra.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s