Google homenageia Léon Foucault (Físico e Astrônomo francês)

O Google já deixou de ser mais um buscador a muitos carnavais.

Além de todos os seus utilitários, ainda é um calendário cultural, visto que muitas vezes, celebridades de todas as facetas da história humana são homenageados pela gigante da internet. Hoje, os Doodles homenageiam os 194 anos de Jean Bernard Léon Foucault, nascido em 18 de setembro de 1819.

Favor não confundir com Michel Foucault, o filósofo.

Catedráticos, bora discutir Foucault… já viu a Gaiola das cabeçudas?! Clique aqui e veja!

Pendulo de Foucault
O maior legado de Léon Foucault: O Pêndulo de Foucault, explica trajeto da Terra em relação a outro corpo celeste

QUEM FOI?!
Jean Bernard Léon Foucault (pronuncia fu-cô), conforme já apontado anteriormente, foi um astrônomo e físico francês, nascido em 18 de setembro de 1819. Iniciou estudando fotografia, depois conheceu Hippolyte Fizeau, onde iniciou seus estudos sobre luz e sombra. Aliás, foi exatamente com Fizeau que alcançou grande glória com o “experimento Foucault-Fizeau” que, basicamente, propõe medir a velocidade da Luz.

Ainda, foi o próprio Foucault que descobriu como a Luz diminui sua velocidade em ambientes diferentes, como é o caso da água.

O PÊNDULO DE FOUCAULT
O Pêndulo de Foucault é sua nona sinfonia. Sua primeira apresentação oficial data de 1851, quando o pêndulo (de 30kg) foi fixado no teto do Domo Central no Panthéon (París), içado por um laço de mais de 60 metros. O Pêndulo, em seu movimento, deixa escapar um pouco de areia sobre um desenho da Rosa dos Ventos (aquele apontando Norte, Sul, Nordeste, Sudoeste…). Em sua livre oscilação, está a prova de que o movimento de rotação do planeta (a Terra gira em torno do próprio eixo), sem uma necessidade de verificação externa.

Uma imagem vale mais do que mil palavras…

FALECIMENTO
Acredita-se que Léon Foucault tenha morrido por esclerose múltipla, em 11 de fevereiro de 1868. Seu túmulo encontra-se no Cemitério de Montmartre. Em sua homenagem, uma cratera na lua e um asetroide (asteroide 5668 Foucault) receberam seu nome.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s