Google homenageia Rembrandt (pintor holandês)

H

Ontem o Google homenageou o pintor Rembrandt Harmenszoon van Rijn, popularmente conhecido como Rembrandt, com seus habituais Doodles. Na verdade, seu aniversário foi ontem (dia 15 de julho) e apenas hoje pude fazer a postagem, por conta de algumas intempéries nada interessantes.

Sou uma vergonha escandalizante, eu sei, não precisa espalhar.

Segue postagem.

INFORMAÇÕES GERAIS
Conforme informado acima, o referido pintor nasceu em 15/07/1606 em Leida (Holanda) e é considerado um ícone da arte europeia. Na verdade, Rembrandt é considerado um dos maiores pintores da historia. Sua arte veio iluminar as mentes holandesas durante o período conhecido como Século de Ouro dos Países Baixos (1584-1702). Isso quer dizer, além ser um grande expoente de sua arte na história do mundo (tutelando grandes pintores de sua época), ele influenciou sua gente durante o período mais significativa da região, praticamente reescrevendo a história da pintura e de seu país.

Isso é massa pra caralho.

Famoso por tantas obras, ainda na juventude (pintando retratos) e por sua maneira gastadora de viver a vida, Rembrandt também teve seus altos e baixos, principalmente na família. Por três vezes engravidou sua esposa Saskia van Uylenburg (filha de advogado), porém, seus três filhos vieram a falecer. O primeiro filho se chamaria Rumbartus, nascido em 1635, mas morreu dois meses depois do nascimento. A segunda, Cornélia, nasceu em 1638 e logo morreu, com apenas três semanas. Em 1640 nova tentativa, nova menina, novamente Cornélia, nova morte na família. Apenas em 1641 é que esta família teria grande alegria com a chegada de Titus, que viveu até a adolescência.

Além de grande gosto pela pintura (que demonstrava desde a infância), Rembrandt era grande colecionador e tinha grandes coleções de outros pintores, antiguidades, bustos de imperadores e até mesmo armaduras. Reza a lenda que Rembrandt era grande gastador e costumava gastar mais do que ganhava. Fato que evidencia sua crise financeira, colocando o grande pintor em situações vexatórias.

PINTURAS
Foi discípulo do pintor holandês Pieter Lastman, grande expoente de sua arte. Sua vida profissional como retratista tomou rumo em 1635 em Amsterdã. Entre seu vasto portfólio, uma de suas mais famosas pinturas é A Ronda Noturna (abaixo), inclusive, foi alvo de uma postagem deste blog, quando apontávamos Atentados contra Obras de Arte. A obra teria sido esfaqueada.

The_Nightwatch_by_Rembrandt
A Ronda Noturna, de 1642, sofreu dois atentados durante sua história. Um (1975), por faca, o outro (1985), por produto corrosivo. Este ultimo acabou sendo impedido por policiais da área.

REMBRANDT EM OUTRAS FONTES
A arte deste grande pintor influenciou diversas outras áreas. Além da inveja de loucos que resolvem retalhar suas obras, conforme mencionado acima, a pintura é algo que pode tocar corações e influenciar pessoas, iguais a mim. Sim, eu resolvi fazer um desenho dele, baseado neste auto-retrato dele.

Tentativa Rembrandt
Minha tentativa de desenhar Rembrandt
Rembrandt
Marcelino Sanchez

Outro momento em que Rembrandt é influência certa é no filme “The Warriors”, conhecido em terras tupinikins como “Selvagens da Noite”.

Há um personagem encarregado de marcar o território do grupo de malandros chamado Rembrandt. O ator portorriquenho Marcelino Sánchez morreu de câncer relacionado com a AIDS em sua casa em Hollywood em 21 de novembro de 1986.

Ainda, Rembrandt também navegou por temas religiosos, como todo bom pintor costuma fazer. Entre tais quadros, destaco Festa de Belshasar (ou Belsazar), São Matheus e o Anjo, A Volta do Filho Pródigo, entre outros. Em 1639, vivia em um casarão na rua Jodenbreestraat, centro de Amsterdã, onde floresceram muitos dos seus trabalhos sobre o Antigo Testamento.

Outra coisa que eu não sabia é que, entre vários quadros que ele pintou (principalmente quadros contendo temas bíblicos), Rembrandt retratava sua própria figura em meio a multidão.

Muitos acham que ele fazia isso por acreditar que a Bíblia representava um tipo de díario, uma conta sobre momentos  de sua própria vida.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. peregrinacultural disse:

    Ele mais do que merece uma comemoração. Não só um maravilhoso pintor mas de muita influência nos séculos seguintes!

    Curtir

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s