Google homenageia o Dia do Trabalho

Peanuts - Dia do Trabalho

Visando homenagear esta data de comemoração internacional, o Google criou mais um dos seus Doodles para o caso. Para quem não sabe, o Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador), celebrado internacionalmente no dia 1º de Maio, não foi escolhido por acaso. Da mesma forma que o Dia Internacional do Livro, a data remonta uma época significativa para o evento.

Doodle - Dia do Trabalho

Eu já falei sobre isso em outra postagem.

No caso do Dia do Livro, a data de comemoração se dá no aniversário de Willian Shakespeare e Miguel de Cervantes, já no Dia do Trabalho, a data é escolhida por conta de várias manifestações trabalhistas, em diferentes épocas, não apenas no Brasil, mas em Portugal e em outros países. Na verdade, o maior homenageado (pouca gente sabe) é São José.

Isso mesmo, carpinteiro e esposo de Maria de Nazaré.

Considerado pela Igreja Católica Apostólica Romana como padroeiro dos trabalhadores, conhecido como São José Operário. Segue postagem.

NO BRASIL
Aqui em terras tupinikins, nosso Dia do Trabalho se consagrou em 1943, por meio do Decreto de Lei nº. 5.452, trazendo ao povo a nossa Amada Idolatrada Salve Salve CLT.

Consolidação das Leis Trabalhistas.

Sancionada por Getulio Vargas durante o Estado Novo, regularizou, de forma definitiva, a Legislação Trabalhista brasileira. Acontece que a questão trabalhista no Brasil sempre foi problemática. Se você não sabe, no tempo de seus avós, os operários trabalhavam até 16 horas diárias e recebiam uma esmola como pagamento e nada impedia que os chefes e empresários tomassem atitudes que, atualmente, deixariam qualquer um escandalizado.

A CLT serviu para reunir, oficialmente, toda uma  legislação trabalhista e de forma que possa ser verificada por qualquer pessoa, seja empresário representante da empresa, seja pelo sindicalista fervoroso e motivado pelos ideais trabalhistas, seja pelo incauto trabalhador brasileiro. Hoje, a nossa CLT comemora 70 aninhos.

Como diria Emile Durkeim, o Sistema funciona, o problema é a Imoralidade Humana.

EM PORTUGAL
Em 1974, houve um grande comício para consolidar o Dia do Trabalhador. O tal evento contou com a presença de Mário Alberto Soares e Álvaro Barreirinhas Cunhal (ambos políticos portugueses), ambos, exilados por manifestar publicamente sua oposição ao período do Estado Novo em terras lusitanas.

NOS ESTADOS UNIDOS
As ruas de Chicago foram palco de uma monumental greve por parte dos americanos comedores de Hambúrguer.  A questão é que em 1886 a América lutou pela criação do seu próprio Dia do Trabalhador.

Para uma leitura mais aprofundada, procure qualquer coisa sobre a Mais Valia  argumentada por Karl Marx(valor excedente da mão de obra do proletariado embolsada pelo empresário) e, também, sobre o Positivismo de Emile Durkeim.

Fica ai, para você, boas dicas para compreender melhor a situação do trabalho e quanto a coisa mudou… ou não, o que podemos dizer sobre o polêmico Projeto Preguiça que está roubando a atenção em Juazeiro do Norte?! Era só o que faltava… ou não!

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s