Um delírio sobre o Dia Internacional do Livro

livro_direito_autor

Para quem não sabe, dia 23 de Abril é considerado o Dia Internacional do Livro e de Direitos Autorais aqui em terras tupinikins. Esta data foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. Cada país tem sua própria forma de comemorar este dia tão especial.

Pelo que me consta, em Pernambuco, haverá troca de livros na Praça da Casa Forte. Na Paraíba, desde o dia 18 deste mês, o Governo do Estado da Paraíba promove a Semana do Livro. A ideia é uma semana inteira com exibições e sorteios, o evento se estende até o dia 30 de abril.

Irina Bokova
Irina Bokova – Diretora Geral da UNESCO

COM A PALAVRA, A UNESCO
O fascinio que os livros aplicam sobre as pessoas ainda é forte, muito forte mesmo. Há quem queira um armário lotado de livros empoeirados e amassados do que um pequeno leitor digital com o dobro de conteúdo em uma fração de espaço. A questão dos livros digitais ou Online já foram alvo de muitas especulações, e hoje a Unesco deu seu parecer sobre livros digitais.

A chefe da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a Sra. Irina Bokova, apontou a cidade de Bangkok (capital da Tailândia) como a “Capital Mundial do Livro”. O título é um reconhecimento ao programa desenvolvido na região para a promoção da leitura entre os jovens e as camadas menos favorecidas da população.

UMA IDEIA GENIAL
Vasculhando pela internet sobre esta data que remonta ao ideal humano de aprender e divulgar o conhecimento, acabei esbarrando com o site A Janela Laranja e o projeto Bibliotaxi. Acontece que os taxis de lá trabalham com o aplicativo Easy Taxi, um serviço de tele taxi pelo telemóvel. A ideia é que os taxis que adotaram este projeto levam romances e clássicos para o deleite do passageiro, promovendo a leitura e diversificando no trabalho. Os taxistas também aceitam doaçoes de livros.

PEQUENA CONFUSÃO
Favor não confundir com o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de Outubro.

A confusão acontece por conta do dia 23 de Abril ser considerado dia do Livro internacionalmente, enquanto o dia 29 de Outubro 1810 foi a data que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para cá. Portanto, não confunda outra vez, o dia 29 de Outubro é Dia Nacional do Livro e Aniversário da Biblioteca Nacional.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s