Um delírio sobre a Abolição da Escravatura no Ceará

imagemUma Emenda Constitucional aprovada em dezembro de 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará e promulgada com divulgação no Diário Oficial do Estado determina como Data Magna do Estado, o dia 25 de março.

A data escolhida é uma menção ao dia da abolição da escravidão no Ceará (25 de março de 1884), aqui, a abolição ocorreu cerca de 4 anos antes da assinatura da Lei Imperial n.º 3.353 de 13 de maio de 1888(conhecida como Lei Áurea).

UM POUCO DE HISTÓRIA
O estado do Ceará aboliu a escravatura antes de todo o resto do Brasil, liderando o Movimento de Libertação dos escravos e muitos nomes são mencionados em tão nobre tarefa: Antonio Bezerra, Dragão do Mar (Chico da Matilde), João Cordeiro (lider do Movmento Abolicionista do Ceará) e o abolicionista José do Patrocínio. (que deu ao Ceará o título de Terra da Luz por ser o estado que havia acabado inicialmente com a escravidão). Hoje todos são homenageados nomeando ruas.

Com isso, de acordo com lei federal, o 25 de março é considerado feriado.  O referido feriado passou despercebido ano passado (caiu em um domingo), agora, cairá em uma segunda e, se der tudo certo, vou aproveitar…

… Eu recomendo que você faça o mesmo.

A TAL DA EMENDA
A emenda é de autoria do deputado estadual Lula Morais (PC do B). “Essa data significa o marco para a história do Ceará e do Brasil para acabar com a escravidão. É o nosso reconhecimento a esse importante ato”, exalta o deputado.

Só que há um problema nesse ponto e é por isso que grifei o título da reportagem com uma interrogação: Há um conflito de informação por parte do Governo do Estado e da Casa Civil, que esperam um posicionamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para se manifestar sobre a decisão.

Na página 59 do Diário Oficial você acompanha Emenda 73. Uma cerimônia na Assembleia está sendo organizada para este evento, mas ainda não há uma data marcada.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s