Inicia a correria para o Conclave

Vaticano

O Conclave vem ai e muita coisa promete sacudir as estruturas do Vaticano. Desde a saída de Bento XVI, bastante polêmica por sinal, o Colégio Cardinalício já se reuniu para discutir os prós e os contras da eleição do novo manda chuva da Igreja Católica Apostólica Romana, neste período de tempo sem uma liderança religiosa.

Sé Vacante, eles chamam.

ÂNGELUS NÃO OCORREU NO ULTIMO DOMINGO
Para quem não sabe (ou simplesmente não se importa), todo o domingo é sagrado para os católicos, pois é exigido que compareçam a uma missa (consta nos mandamentos). No Vaticano, ocorre o que é chamado de Ângelus, a oração que lembra o chamado do Anjo Gabriel a serva Maria, de que ela traria o Cordeiro de Deus.

Joseph Ratzinger (o ex papa)  novamente chocou o mundo e no dia 03/03/2013, não houve Ângelus, deixando esse tremendo buraco na programação. Em seu último “ângelus”, o atual ex-papa rogou pela importância da oração e afirmou que Deus o chamou para “subir ao Monte”, onde ficará em oração e meditação, o que não significa que estará afastado dos fiéis.

Neste período de tempo, os cardeais se reúnem para discutir o assunto, em portas fechadas, claro. Os assuntos discutidos são de um segredo que ninguém ousa quebrar.

Até então.

Cormac MurphyCormac Murphy O’Connor (o velhinho simpático aí da foto ao lado) é o Arcebispo emérito de Westminster e votou no último Conclave, que culminou com a eleição de Joseph Ratzinger ao posto de Papa, em 2005. Atualmente já passou da idade de votar no Conclave, logicamente, não participará do evento. Além dele, outros dois nomes já foram mencionados pelo Porta-Voz do Vaticano (Federico Lombardi).

O indonésio Julius Darmaatmadja, por doença, o britânico Keith O’Brien, ex-arcebispo de St. Andrews e Edimburgo, atualmente responde pelo que se convencionou chamar de  “Conduta Inadequada”.

Seja como for, as reuniões que antecipam o tão aguardado Conclave (chamadas de congregações preparatória) só contarão mesmo com aqueles que puderem votar, de acordo com as normas estabelecidas pela Santa Sé. Pelo que foi veiculado na mídia, serão 117 cardeais habilitados para votar. Existe, ainda, os atrasadinhos, pois o Conclave só inicia efetivamente quando todos os cardeais habilitados para votar se reunirem, portanto, ainda não há uma data específica para o início do evento.

De acordo com o Sr. Cormac Murphy, o Conclave ocorre dentro da famosa Capela Sistina, o ápice da votação ocorre no salão onde está pintada O Juízo Final. Após a votação, três cardeais eleitos anteriormente para gerenciar a eleição fazem a contagem e, após cerca de 78 votos para o mesmo cardeal, é feita a pergunta.

Você Aceita?!

Cormac Murphy disse que Joseph Ratzinger demorou para responder, o que causou aquele frio na barriga em todos os presentes. Após aceitar o cargo, o Alfaiate oficial do Vaticano apresenta as vestes do novo Pontífice.

Para tanto, a Capela Sistina está fechada para visitação até o término do Conclave.

Muita gente não sabe, mas a Capela Sistina não foi pintada somente por Michelangelo, mas foi um feito de vários artistas de alta envergadura de sua época como RafaelBernini e Sandro Botticelli.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s