Projeto Qubbet el-Hawa – Termina a quinta temporada de escavações

Projeto Qubbet el-Hawa

Eu já havia falado anteriormente da Universidade de JAEN e seus projetos iniciados nas necrópoles do Egito. Eles fizeram um trabalho ousado e muito reconhecido pela comunidade arqueológica internacional. Para quem não lembra, o Projeto Qubbet el-Hawa corre solto nas areias do Egito desde 2008 e estava previsto para encerrar este ciclo de atividades em março de 2013.

Acabou-se o que era doçe.

Como não poderia deixar de ser, o grupo liderado por Alejandro Jimenez Serrano (Professor da Universidade de JAÉN) encontrou uma cacetada de coisas, além de ataúdes que datam de 1.800 a.C., o grupo teria concluído a escavação do que eles chamam de “Capela Funerária Monumental”.

Assim, quer dizer, não é necessariamente fato que a tal capela esteja toda bonita e pronta para visitação. Acontece que o trabalho de escavá-la foi concluído, no entanto, existe a limpeza do local e, por consequência, sua restauração e estudo. Segundo o próprio Sr. Alejandro Jimenez, ainda existe mais de 10 metros de escombros para retirar do local.

Outra coisa que merece destaque dentro da pesquisa é que os membros da elite, apesar de gozarem dos privilégios de uma boa alimentação e isentos dos trabalhos forçados, morriam cedo por conta de parasitas ou mesmo doenças comuns no meio pobre. Ainda em tempo, a pesquisa prometia ir ainda mais longe, porém, os pesquisadores tiveram que desistir de alguns objetivos, por conta da desasprovação de investimentos por parte do Ministério da Educação, Cultura e Esporte.

E eu achando que esse problema só era uma realidade pelas bandas de cá. Realmente não sei se eu me admiro ou se eu me espanto.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s