Google homenageia Victor Brecheret (escultor do Monumento às Bandeiras – SP)

Doodle - Monumento às BandeirasA gigante da internet, Google, resolve atacar de novo com seus famosos Doodles. Dessa vez, o homenageado foi o escultor Victor Brecheret, o homem responsável pela introdução (ui!) do tal do modernismo nas esculturas tupinikins. Sua maior obra é conhecida como Monumento às Bandeiras. O doodle foi feito para homenagear o aniversário de nascimento do referido escultor.

119 aninhos, mas com cara de 100.

VAI UM POUCO DE BRECHERET AÍ?!
Italiano da gema, filho de Augusto Breheret e Paolina Nanni, perdeu a mãe cedo e pouco tempo depois emigrou para as bandas de cá. Sempre foi inclinado para as artes de esculpir, apresentou grandes obras na famosa Semana de Arte Moderna (1922). O cara trabalhou com diversos nomes de sua arte, como Emiliano Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, o croata Ivan Meštrović e os franceses Émile-Antoine Bourdelle e Auguste Rodin.

Este último, também homenageado pelos doodles, eu já teci algumas linhas sobre ele.

O Monumento às Bandeiras foi obra que, solicitada em 1921, durou cerca de 30 anos para sair do papel, não pelos motivos que estamos acostumados a ver obras estacionadas neste Brasil, mas por sua alta complexidade e brilhantismo. A escultura tem 240 blocos de granito, 50 toneladas cada um, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, ficou pronto para exibição em 1954.

Victor Brecheret morreu em São Paulo, no dia 17/12/1955, Fernando Sombra descreve a morte do artista: “… Brecheret morreu feliz; de volta de um cinema abriu o portão de sua casa. Manobrou o seu velho Oldsmobile para entrar na garagem. O carro rodou alguns metros, parou. O coração de Brecheret parou junto com ele, de enfarte…”

INSTITUTO VICTOR BRECHERET – IVB
Desde sua fundação em 1999, o Instituto Victor Brecheret dedica-se à pesquisa e difusão da vida e obra do artista, buscando articular-se com a crítica de arte, museus, instituições culturais e universidades, conferindo aos seus projetos o nível técnico e qualitativo à altura da obra e da criação artística do escultor Victor Brecheret. Para acessar o site do Instituto, basta clicar aqui.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s