Um Delírio sobre a visita da blogueira Yoani Sánches ao Brasil

Yoani Sanches

Sinceramente não sei por onde inciar esta postagem, sei que não pretendo discutir política.

O assunto é deveras delicado, a visita da blogueira cubana Yoani Sánches (37 aninhos) em território Tupinikim já divide (e também muda) opiniões, tomando a liderança em todos os veículos de mídia. Todos querem se manifestar publicamente sobre os prós e os contras deste evento e apontar o quanto a vinda de Yoani (independente de sua inclinação política) pode influenciar a grande massa sem opinião/conhecimento político de nosso país. Enfim, todos querem bater boca, meter a colher na cumbuca alheia, gritar nome feio, erguer cartases e bandeiras com suas cores.

Ninguém parou para pensar que é exatamente isso que a blogueira reinvidica. Liberdade de expressão.

Se você está mais confuso sobre essa história do que namorado de gêmeas, aproveite, pois hoje pretendo dedicar algumas linhas para expor, de forma genérica e sem inclinações políticas, os fatos como são.

APONTAMENTOS DO LADO INDIGNADO
Entendam que, para ocorrer um debate democrático e interessante, as partes devem sentar e conversar de forma civilizada, afinal, se sair deste cenário, passa a ser um protesto barulhento e, de certa forma, infrutífero. Foi exatamente o que ocorreu quando Yoani Sánches desembarcou no Aeroporto Internacional Guararapes (Recife), o fórum da Entidade de Solidariedade a Cuba já esperava a blogueira e logo iniciou uma tremenda gritaria com direito a cartazes, camisas e frases feitas para esse tipo de ocasião.

Apesar dos pesares, Yoani Sánches adorou. Ela deve pensar que somos muito felizes por nos expressarmos publicamente sem medo de sermos mutilados, torturados, estuprados ou sofrimento de toda a sorte.

Também tem um tal dossiê que usa a imagem profissional e pessoal da referida blogueira para limpar o chão do Brasil até Cuba. Este documento apresenta uma série de questionamentos, de intenções variadas, porém, o resultado é basicamente desprestigiar tudo o que a missão de Yoani Sánches representa. Ainda há o povo da UJS (União da Juventude Socialista – fundada em 22/09/1984), já tradicional em inúmeros debates na história do país. Eles fazem um trabalho bacana e tal. Basicamente, o povo da UJS acredita que Yoani seria um fantoche nas mãos de Washington (sim, o estado gringo), além de disseminar uma falsa ideologia. Eles apontam que o blog Generación Y (principal meio de divulgação das ideias de Yoani) não tem qualquer força de expressão em Cuba e que tudo não passa de uma jogada enganosa.

APONTAMENTOS DE YOANI SÁNCHES
Liberdade de expressão. Independente de suas pretenções políticas, aqui vai bem um pouco de bom senso, todos sabemos que, em Cuba, a coisa não é brincadeira, se você estuda história e passa seus cândidos olhinhos cor de pena de urubu pela ditadura brasileira, vai ver que esta menina cubana tem uma missão muito interessante. Basta você verificar a história dos maiores ícones da nossa música e entender onde eu quero chegar.

Antes de qualquer coisa, eu não estou falando do Restart ou do Gustavo Lima, falo ícones musicais de verdade e de vergonha, tipo Caetano Veloso e Chico Buarque. Yoani Sánches foi sequestrada, torturada e entre outras coisas, tudo por conta do regime dos irmãos Castro. Você conhece Zuleika Angel Jones?! Deveria, pois ela foi uma grande vítima da ditadura brasileira, eu já escrevi algumas linhas sobre o assunto. Regimes opressores estão caindo por toda a parte, vimos a Ditadura aqui no Brasil, acompanhamos a Primavera Árabe, será que Yoani Sánches realmente batalhou tanto para enganar a todos?! Será que o regime Castrista deve ser defendido com tanta imposição?!

Pense sobre isso.

Raul e Fidel Castro
Estes são os irmãos Castro (Raul e Fidel), e você achando que era o Caio e a Carol Castro…

CONCLUSÃO DA HISTÓRIA
Penso que chegei a entender o caso. O maior temor por parte dos integrantes da UJS e demais opositores é de que Yoani Sánches seja não apenas algo que possa comprometer a ideoligia socialista, mas que ela seja um presente de grego. Algo que foi ofertado de bom grado, uma grande oferenda, com a verdadeira intenção de dividir e conquisar.

Lembra do Cavalo de Tróia?!

Realmente não vejo motivos para tanta inquietação. Apenas por conta de uma Menina Cubana vir para cá expor abertamente sua opinião política, não quer dizer que ela tratá na bagagem todas as mazelas políticas de seu país, ainda, não temos moral para questionar a integridade política do país dos outros, afinal, o Mensalão foi julgado e você sabe muito bem o que ocorreu.

Se não souber, favor apertar alt + F4 e vá estudar sobre o assunto. Você me dá vergonha.

Para finalizar, ainda não encontrei qualquer motivo para me impor energicamente sobre a visita desta Menina Cubana por este lado do planeta, é um Direito básico que lhe assiste, o direito de ir e vir, lembra?! Entenda que eu a chamo de Menina Cubana, pois eu a vejo assim, uma menina, pois ela gosta de sonhar e expor suas ideias / ideais que, a um primeiro instante, parecem utópicos e até ofensivos. Chega de forma despretensiosa, como se discutisse o óbvio, igual ao ato infantil de questionar coisas que, para nós, é uma discussão incrivelmente infrutífera.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s