O destino de Bento XVI dentro da Igreja Católica

bento_XVI

A renúncia de Bento XVI não param de causar surpresas aos homens frágeis e de curta existência. Como se não bastasse a sua súbita renúncia, a notíca de que Bento XVI optou por isolar-se do resto do mundo (só Deus sabe o motivo), ainda aparece mais essa. E olha que eu nem comentei sobre a invasão do grupo FEMEM na Catedral de Notre Dame em París (aquela do corcunda), com seu já habitual protestos com muita polêmica e pouca roupa.

Para quem não sabe, o grupo FEMEM foi criado em 2008 na Ucrânia e é composto de universitárias (entre seus 18 e 20 aninhos, que fofura) que protestam fazendo topless ou mesmo seminuas. O Facebook (site de relacionamentos do egocêntrico e desbocado Mark Zuckerberg) não liberou espaço para as feministas por considerar o conteúdo de suas imagens pornografia.

E tem gente que não acha Mark Zuckerberg um idiota virgem.

Voltando ao foco.

COMFUSÃO NA SANTA SÉ
Bento XVI desconcertou a Igreja Católica Apostólica Romana de tal forma que seu destino dentro da Santa Sé ainda é um gigantesco “talvez”. Os bispos que acompanharam o pronunciamento de renúncia demoraram para entender do que ele falava, visto que nem todos são fluentes no Latim, somente depois a notícia se espalhou e causou toda a perplexidade que vemos hoje.

PAPA, EX PAPA, E AI?! COMO FICA?!
A questão não é das menores. Entenda que há uma escala de títulos que o cidadão alcança até atingir o nível extremo da fé católica dentro da igreja. Até o presente momento, sabe-se que temos um Papa para chamar de nosso até o dia 28/02/2013, data final dos trabalhos de Joseph Ratzinger como chefe da igreja. Depois disso, será aberta o processo de preenchimento da vacância do papado.

Este processo é um tanto demorado, muitos são os pretendentes ao posto supremo da igreja católica e eles atendem a todas as formas de pensamento, inclusive, um deles defende a pena de morte para homossexuais.

E eu que estava preocupado com a opinião de certos religiosos sobre a homossexualidade.

Seja como for, outra coisa que é certa é o título de Bispo Emerito para Joseph Ratzinger após abdicar do papado e não mais o de Cardeal. Para quem não sabe, o título de Bispo é alcançado, diferente do Cardeal, que é conferido ao Bispo pelo próprio Papa.

Para você ter uma ideia da confusão que está rolando no Vaticano, eu vos apresento o Anel do Pescador.

Anel do Pescador
Também conhecido como Anulus Piscatoris, este anel é o símbolo do Sumo Pontífice. Quando um papa morre ou abdica, o anel é destruído e feito outro para o novo Papa.

A tradição de Pescadores de Homens é simbolizada pelo Anel do Pescador, cada papa teve o seu próprio Anel do Pescador (confeccionado sob medida para o seu usuário) e, com Bento XVI, não foi diferente. Aquele que se aproxima do Papa deve ajoelhar-se e beijar o tal do acessório religioso, como forma de respeito. Acontece que a tensão com a saída de Bento XVI é tanta que o Porta-Voz da Santa Sé ainda não tem certeza se o referido anel será mesmo destruído, porém, tudo indica que sim.

Não pode haver dois papas ao mesmo tempo, ou será que pode?!

DOIS PAPAS?
A saída do papa é uma decisão que não pode mais ser ignorada, porém, ao que tudo indica, Bento XVI não deixará a Igreja Católica Apostólica Romana totalmente desfalcada. Ele garantiu que auxiliará todos com suas orações, apesar de permanecer afastado dos olhos de todos.

Não se trata de um afastamento simbólico, Joseph Ratzinger realmente optou pelo exílio.

Existem sites que cogitam a possibilidade de Bento XVI agir em conjunto com o novo Papa, uma parceria inédita em toda a história da igreja (até onde se sabe), sendo um diante do povo, declarando e proclamando, outro, instruíndo e orando.

Algo parecido com o que acontece com o Gohan e o Goku, depois que este morre.

Porém, parece que isso não é uma possibilidade real. Muitos indícios apontam para uma transição pública e dentro dos padrões adotados para tal. O conclave, o selamento do quarto do pontífice, a destruição do anel do pescador, as prerrogativas papais, entre outras cosas, tudo será feito conforme o combinado.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s