Renúncia de Bento XVI

Joseph Alois Ratzinger, o papa Bento XVI, anunciou que abdicará ao supremo posto da Igreja Católica Apostólica Romana e entrará para o grupo de papas que roeram a corda durante a sua administração papal. Creio que eu, finalmente, fiz parte da gigantesca maioria de pessoas que receberam a notícia com grande espanto e inevitável incerteza do que ocorrerá, exatamente por conta desse evento.

O que xavascas levou o papa a renunciar?!

PAPAS QUE PEDIRAM PARA SAIR
Pela rápida pesquisa que eu fiz, os papas que renunciaram ao posto vitalício de papa foram Clemente I (97), Ponciano (235), Silvério (537), João XVIII (1009), Bento IX (1045), Celestino V (1294) e Gregório XII (1415).

E AGORA, JOSÉ?!
Tirando alguns parentes próximos, a renúncia do papa Bento XVI era um segredo de estado. Atualmente, os estudiosos da área acreditam que este evento pode ser entendido como um divisor de águas, muitos especulam que sua saúde está realmente comprometida. Corre, pela internet, a notícia de que Bento XVI tem um marcapasso e que isso é um dos indícios de que sua saúde pode não acompanhar o ritmo que o cargo de papa exige.

Enquanto você lê estas linhas, Joseph Ratzinger tem 85 anos e é o 265º papa com idade entre 78 anos e três dias. É tempo pacas!

Reza a lenda que o Sr.  Bento XVI anunciou, de forma particular, para algumas pessoas a sua grande ideia de abdicar do supremo cargo da igreja. Entre eles, o presidente da Italia e seu irmão (Georg Ratzinger). Na verdade, o Sr. Georg Ratzinger atualmente desmentiu a crendice de que

O Camerlengo Tarciso Bertone era um dos poucos que sabiam da renúncia do Bento XVI antes de todo o resto do planeta. Para quem não sabe, o camerlengo é algo próximo do chefe do setor fiscal de uma empresa, só que num nível mais religioso. O Camerlengo chefia toda essa parte da administração do papado, além de todos os passos que a Igreja Católica Apostólica Romana tomará quando da renúncia ou da morte do Papa.

Pode não parecer neste primeiro contato, mas este é um assunto para melhores considerações.

 

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s