Cem anos de Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

Luiz Gonzaga do Nascimento, para quem não sabe, nasceu no dia 13 de Dezembro de 1912 (uma sexta), e hoje comemoramos o centenário do homem que levaria para todo o Brasil ritmos como o xaxado e o baião.

Ele nasceu exatamente 01 semana depois de Ludwig Bochardt encontrar, em Amarna, o busto de Nefertiti.

Gonzagão nasceu a 12km de Exu, extremo oeste de Pernambuco. Ficou famoso por sua ireverência, suas poesias cantadas sobre o sofrimento do povo nordestino em terras secas e de extrema pobreza, além do humor de suas letras e ritmo movimentado.

Em outras palavras, é só o mie.

O mês que celebra o centenário do rei do baião está incrivelmente movimentado, com homenagens que se fazem dignas do rei lá em Pernambuco, até a gigante da internet, o Google fez sua homenagem costumeira. Vejam um pouco do que ocorre neste Brasil para celebrar o aniversário de Luiz Gonzaga, o Nordeste te ama.

Chupa Mayara Petruso!

RELANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DE LUIZ GONZAGA E SELO COMEMORATIVO EM RECIFE
Escrito na década de 60, quando teve a oportunidade de entrevistar o próprio Luiz Gonzaga, Sinval Sá lançou o livro “Luiz Gonzaga – O Sanfoneiro do Riacho da Brígida” e hoje, devido ao centenário, o Teatro Luiz Mendonça que fica no Parque Dona Lindu (Boa Viagem – Recife) celebrará o relançamento do referido livro (consiederado referência entre pesquisadores da vida de Luiz Gonzaga), às 18:00hs.

Além disso, a partir das 20:00hs, o selo comemorativo dos correios será lançado para homenagear o centenário do grande sanfoneiro nordestino. A gravura do selo, produzida por Jô Oliveira, é baseada na música “Asa Branca” e apresenta técnicas de desenho e pintura. Serão impressos 300 mil exemplares.

GOOGLE HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO
As homenagens na página inicial do Google, mais conhecidas como Doodles, já são rotina na vida do internauta. Muitas vezes acaba do cidadão nem sequer saber quem é o homenageado, isso acontece pelo fato de que as homenagens atingirem um nível regional, outras são mais de efeito cultural.

Doodle Gonzaga

Como o doodle de Abu Simbel no Egito ou do Dia dos Veteranos no EUA, ninguém no Brasil viu esse doodle.

A gigante da internet resolveu homenagear o rei do baião, um dos maiores ícones do Nordeste.

FILME “LUIZ GONZAGA – DE PAI PARA FILHO” SERÁ EXIBIDO GRATUITAMENTE NO EXU
O filme Luiz Gonzaga – de Pai para Filho será a exibição mais aguardada na série de filmes que farão parte das exibições no Parque Aza Branca, o evento contará com a presença do diretor da película, Breno Silveira.

Conforme apontado anteriormente, o rei do baião nasceu na região do Exu. O filme está em cartaz no Cinema São Luiz, no Recife, até o dia 20 de dezembro. De sexta (14) a domingo (16), a mostra itinerante Cinema na Estrada realiza sessões diárias sempre às 19h. Na sexta, as projeções serão na praça de eventos de Bodocó; no sábado (15), no distrito de Tabocas, na zona rural de Exu; e no domingo, na Vila Nossa Senhora da Aparecida, também distrito de Exu.

Confira a programação:

» “Boi ventania” (ficção, 14 minutos, PE, 2010), de Marcos Carvalho, Ednéia Campos e Herbert Santos
» “Até o sol raiá” (animação, 12 minutos, 2008), de Fernando Jorge e Leandro Amorim
» “Zé Monteiro – o homem que venceu as 5 mortes” (documentário, 20 minutos, 2012, PE), de Wilson Freire
» “Dia estrelado” (animação, 17 minutos, 2011), de Nara Normande
» “Exu de Gonzaga” (documentário, 20 minutos, PE, 2012), de Guida Gomes

ARTISTA MINEIRO EXPÕE EM PORTUGAL HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
Baião in LisboaA homenagem internacional, mais do que merecida, será proporcionada pelo artista mineiro Leandro Larangeiras, entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2012 em Lisboa. As gravuras serão dispostas em estandartes de acrílico sobre telas de material reciclado.

De acordo com o mineiro, o forró por aquelas bandas está em alta e que, vida corrida na Europa pode ser compensada pela energia que a dança dispersa. Ainda, Larangeiras afirma que a cultura brasileira chega de forma distorcida na Europa, com indicios de banalização do sexo. A ideia é propagar a energia do forró, estreitar os laços dos europeus com a dança e apresentar ao mundo a verdadeira cultura brasileira.

Aqui tem o link do comercial do evento. O projeto é de Enrique Matos, erradicado em terras lusitanas (também mineiro), explica que o evento tem parte de sua programação voltada para a cultura nordestinas, com workshop. Verifiquem o site do evento.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s