Xuxa promovendo cultura

FONTE ORIGINAL: FOLHA DE SÃO PAULO – COLUNA DE MAURÍCIO STYCER

A esta altura, todo mundo já deve saber que Mario Meirelles, diretor do “TV Xuxa”, chamou de “retardados” os espectadores que preferiram assistir ao “Pica-Pau”, na Record, a sintonizar na Globo para ver o programa que ele dirige. O comentário que Meirelles fez no Twitter teve enorme e merecida repercussão. Mas acabou deixando em segundo plano o programa em si.

Naquele fatídico sábado (24/11), Xuxa dedicou quase a metade da atração a uma homenagem a Fernanda Montenegro. Por 24 minutos, de um total de 54, apresentou vídeos com depoimentos dos filhos e de colegas de trabalho da atriz.

Intimidada ou sem saber o que dizer, a rainha dos baixinhos quase não interagiu com a convidada. Limitou-se a apresentar os VTs (cinco, no total) e uma entrevista no palco com o ator Vinicius de Oliveira, lançado em “Central do Brasil”.

O programa retornou ao seu rumo com Ivete Sangalo. Promovendo CD, ela cantou três músicas, beijou Xuxa e agitou a plateia. A outra atração foi a final de Batalha no Salto, concurso de dança protagonizado por trios femininos, que ocupou mais de 20 minutos da tarde.

A menção do diretor Meirelles aos “retardados” ocorreu justamente no início do programa, quando foi exibida a homenagem a Fernanda Montenegro. “Atenção, retardados que estão assistindo Pica-Pau. Começou #TVxuxa.”

O diretor se assustou com a repercussão negativa do comentário e, na tentativa de se explicar, fez algumas observações curiosas. Primeiro, disse: “Tá bom. Atenção, idiotas que estão assistindo Pica-Pau. Começou #Tvxuxa, sua única esperança de sair dessa lavagem cerebral”.

Também escreveu: “Não vou perdoar à massa burra, que gosta de ser manipulada. Continuo acreditando que a televisão tem de [ser] pró-cultura”. E mais: “Não falei do público infantil, e sim dos adultos que preferem perder uma homenagem a Fernanda Montenegro”. E também: “Acredito ainda na televisão como incentivo à cultura”.

No domingo, Meirelles postou a seguinte mensagem: “Aceitem meu pedido de desculpas. Prometo guardar só pra mim minhas opiniões. Mas fico muito preocupado com o que estamos vendo na TV”.

Há algo de visionário em alguém que enxerga o programa da Xuxa como “incentivo à cultura” e “Pica-Pau” como atração que promove “lavagem cerebral” em “retardados”.

Por isso, curioso, enviei um e-mail a Meirelles pedindo que explicasse melhor essa visão, mas ele respondeu que, por ora, não pretende falar mais sobre o assunto.

Um dia depois, um outro “visionário” produziu manchetes com declarações bombásticas. O ator Angus T. Jones, o garoto Jake de “Two and a Half Men”, deu um depoimento a um site evangélico em que pediu ao público para não mais assistir ao seriado que protagoniza há uma década.

“Por favor, parem de assistir e encher suas cabeças com sujeira (filth, no original).” A palavra, em inglês, tem também o sentido de “obscenidade”. Um dia depois, o ator pediu desculpas aos colegas de trabalho, mas, diferentemente de Meirelles, não apagou o que disse.

Meirelles e Jones têm em comum o fato de estarem falando de dentro do meio em que trabalham. Desse ponto de vista, a iluminação pode favorecer a observação em alguns aspectos, mas também provocar cegueira momentânea em outros. Espero que ambos se recuperem de seus delírios.

Arquivo pessoalMaurício Stycer é jornalista, repórter e crítico do portal UOL, autor de “História do Lance!” (Alameda Editora). Escreve aos domingos em “Ilustrada”.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. luis disse:

    Ah…sou bem mais o pica pau…..assisto dsd criança e eh um desenho q da p ver com os filhos……soh quem ñ teve infancia critica um desenho q está ha decadas na infancia da sociedade brasileira…….antes o pica pau do que uma tia de 50 anos que ainda não se tocou que a fase dela já passou.

    Curtir

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s