Google homenageia Auguste Rodin (escultor de O Pensador)

Conforme já havia comentado outras vezes, já é rotina da gigante da internet usar sua página inicial para homenagear não apenas grandes nomes de nossa história, mas eventos de verificação internacional. Já foram homenageados arqueólogos (Howard Carter – descobridor do túmulo do faraó menino Tutankhamon), escritores (Bram Stoker – escritor de Drácula), o famoso game Pac-Man do finado Atari e o aniversário do Google também virou doodle.

O Templo de Abu Simbel também foi homenageado, porém, apenas na página local do site de pesquisas nos países Árabes. Caso a curiosidade atente, clique aqui.

Seja como for, hoje o homenageado é o Sr. Auguste Rodin, importante escultor francês (nascido no dia 12 de Novembro de 1840). Pelo que se divulga na internet, sempre gostou de esculturas, desde muito novo já experimentava a arte de esculpir, porém, agindo profissionalmente na Academia de Belas Artes (París), bem próximo do Museu do Louvre.

Para não perder o hábito, no Museu de Louvre encontra-se o busto de Akhenaton.

Conhecido mundialmente por sua escultura O Pensador, Rodin era um escultor de mão cheia, ousado e intuitivo. Suas maiores obras são O Beijo, Os Portões do Inferno e atualmente Rodin tem seu próprio museu, o Musée Rodin. Como não poderia deixar de ser, também teve amores polêmicos. O mais famoso é o que manteve com Camille Claudel, que também era escultura e dizem que suas esculturas eram constantemente confundidas com as esculturas de Rodin. Muito se especula sobre o caso, ainda existem aqueles mais sensíveis que não ousam questionar ou pensar sobre a veracidade dos boatos que dizem sobre Rodin apropriar-se de obras de Camille Claudel.

No mundo das artes, eu não sei, mas nos reinos faraônicos não era nenhum absurdo ou novidade aparecer um faraó e tomar o monumento de outro e dizer que é dele. O próprio Ramsés II fez isso várias vezes.

Voltando ao foco, a moça teria terminado louca, internada até o fim dos dias, eu creio. Caso alguém tenha interesse em revirar essa sujeira que há por debaixo do tapete do mundo das artes, existem filmes que versam sobre o assunto e, ainda, há um personagem na franquia japa Gundam (Mobile Suit Zeta Gundam). O personagem principal da trama, Kamile Bidan (sim ,trata-se de um homem), é o protagonista dessa fase da franquia e teria sido inspirado na aprendiz do referido escultor. Foi eleito um dos melhores e mais influentes personagens masculinos da história dos animes, segundo a revista Animage no seu 9° Annual Anime Grand Prix.

Rodin morreu no dia 17 de Novembro de 1917 e suas obras são uma referência, considerado o “Pai da escultura moderna”. Hoje comemora 172 anos, se estivesse nascido (claro).

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s