Apagão no Nordeste

Na noite do dia 25/10 (por volta das 23:00h) até a madrugada do dia 26/10, o fornecimento de energia elétrica em todo o Nordeste foi interrompido de uma forma nada sutil.

Nenhum brasileiro sentiria falta, se não fosse a noite do penúltimo episódio da Gabriela.

Com efeito, creio que há uma procura maior sobre o resumo do episódio da novela do que maiores informações sobre o blecaute ocorrido na hora da novela. Neste horário (por volta das 23:15 em Fortaleza)de, os nove estados que compõe a região Nordeste de nosso querido amado idolatrado salve salve país tiveram o fornecimento de energia interrompido e o responsável mais provável até o presente momento foi um incêndio ocorrido em duas subestações de energia. Ainda, a ONS informou que 100% da carga foi efetivamente desligado.

O QUE XAVASCAS É A ONS?
Para quem não sabe, a ONS (Operador Nacional de Sistemas Elétricos) é a entidade nacional que cuida dessa parte de gerência das nossas transmissões de energia elétrica. Criada em 26 de Agosto de 1998, é fiscalizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia ELétrica), também tem influência sobre a ONS o Ministério de Minas e Energia e falando nisso…

POLÊMICA DECLARAÇÃO DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA
Conforme já informado acima, o Ministério de Minas e Energia tem influência direta sobre a ONS, portanto, tem autoridade para falar do assunto. No dia 26/10 o Sr. Ministro Interino Márcio Zimmerman apontou não apenas que “apagões não são normais”, mas ainda disse que o sistema elétrico interligado brasileiro, apesar de ser um dos maiores e melhores do mundo, não tem mais tanta credibilidade assim. Para quem não sabe (ou simplesmente não percebeu), com este evento registramos  o segundo apagão envolvendo a região Nordeste só este ano (setembro tivemos outro).

O ministro interino mencionado anteriomente é catarinense, e formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

É mole ou quer duro?!

APAGÃO EM FORTALEZA-CE
Enquanto eu curtia o impactante momento do apagão, procurava observar nas ruas o efeito deste evento nos transeuntes. A sobrinha de minha esposa apontava que as redes sociais estavam fervilhando sobre o blecaute que duraria até a madrugada. Nas janelas dos prédios ao redor, observava-se a chama das velas. Nas ruas, muitos curiosos saiam para observar a rua, na tentativa de verificar a integridade dos postes de luz.

Recebemos ligações de amigos que moram em bairros vizinhos e também de amigos que moram em outras regiões (Maranguape, por exemplo), todos registravam o curioso blecaute repentino. Pude conferir o retorno normal de energia apenas as 03 da madrugada.

APAGÃO NO RESTO DO PAÍS
Vários sites apontam pequenos detalhes de como foi o apagão nas regiões afetadas, uma matéria bem completa sobre o assunto você confere no site G1. Foram atingidos os estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, além de parte do Pará e do Tocantins.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s