Após Inocência dos Muçulmanos, Irã decide boicotar o Oscar 2013

FONTE ORIGINAL: ADORO CINEMA
por Lucas Salgado

Poster - FILM : 213315Atual vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com A Separação, o Irã decidiu boicotar a cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2013. O país retirou a candidatura Um Cubo de Açúcar (pôster ao lado), de Seyyed Reza Mir-Karimi, em protesto contra o polêmico Inocência dos Muçulmanos, que vem causando uma onda de violência em vários países islâmicos.

O ministro da cultura iraniano Mohammad Hosseini foi o responsável pelo anuncio do boicote. Ele pediu ainda que outras nações façam o mesmo e criticou os Estados Unidos por não tomarem nenhuma atitude contra o filme. Ontem, empronunciamento na Assembleia das Nações Unidas, o presidente Barack Obama chamou Inocência dos Muçulmanos de repugnante, mas explicou a razão de o vídeo continuar disponível nos EUA: “A arma mais forte contra o discurso de ódio não é a repressão, mas mais discurso.”

O polêmico filme também foi objeto de discussão no Brasil. Assim como o norte-americano, a presidente Dilma Rousseff tratou do assunto na ONU. Pouco depois, o Tribunal de Justiça de São Paulo publicou decisão em que ordena a retirada do vídeo do You Tube em no máximo dez dias.

Curiosamente, a relação entre Irã e Estados Unidos está presente em um dos longas cotados para o Oscar 2013:Argo, de Ben Affleck. A cerimônia acontece no dia 24 de fevereiro. O Brasil indicou O Palhaço, de Selton Mello, para buscar uma indicação a Melhor Filme Estrangeiro.

Fonte: AdoroCinema – Entertainment Weekly

Saiba mais: Inocência dos Muçulmanos Um Cubo de Açúcar

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s