Papiro do Séc. IV sugere que Jesus foi casado

Lá vamos nós outra vez!

Teorias conspiratórias e fãs birutas de livros ainda mais birutas, que pregam algo próximo de uma auto sabotagem espiritual… estou com um curto período de tempo para me dedicar a este blog, que é algo palatável ao meu perfil desdenhoso.

Faculdade e trabalho estão tirando meu sono, meu tempo e minha sanidade e meus lindos cabelos da cor da pena do Urubu, portanto, serei rápido neste post para deixar você, como sempre, bem informado.

Trabalho sem diversão, fazem do Tio Bazuca um bobalhão.

JESUS ERA CASADO?

Karen King
Karen Kings

A professora Karen Kings (faculdade de Religião de Havard) leciona sobre as origens do cristianismo (o que não é pouca coisa). Na terça feira última (dia 18/09/2012) apresentou em Roma um pequeno pedaço de papiro cujo texto pode mudar completamente os rumos da Igreja Católica Apostólica Romana do mundo.

No texto escrito em  copta (basicamente uma vertente do grego antigo, com pitadas do demótico), um diálogo com Jesus, o divino mestre refere-se a “minha esposa”.

Poisé.

Sthepen Emmel
Sthephen Emmel

Sthephen Emmel, um novaiorquino de 60 anos, cuja sua formação intelectual é toda voltada para os estudos das religiões (principalmente o cristianismo), tem seu trabalho reconhecido por toda a comunidade científica. Só para você ter uma ideia do currículo do cara, em 1974, ele trabalhou na publicação dos textos gnósticos referentes aos códices coptas encontrados na biblioteca de Nag Hammadi (Egito), ainda, analisou a descoberta do “Evangelho de Judas” (2006).

Este incrível indivíduo, quando questionado sobre a veracidade do papiro, ele (Sthephen) acredita que há algo estranho em sua caligrafia e formato, detendo-se apenas a isto. Para excitar os mais fervorosos adeptos daquelas teorias de conspiração, a suposta esposa de Jesus teria por nome “Maria”.

Karen está cuidando do caso, está preparando um relatório (prazo para publicação será janeiro/13) onde será apresentado um estudo sobre o pedaço de papiro, estudo da tinta e da caligrafia e o seu posterior veredicto.

Não seja Burro, entenda a notícia

YeshuaMagdaleneWasForgiveness
Jesus e Maria Madalena

Algo que vale a pena destacar é a problemática sobre a posição da mulher na Sociedade, regra que sempre foi imposta pela igreja. Acredito que, com isso, já dá para você ter uma ideia do rebuliço que vai ocorrer, independente da veracidade do papiro.

Particularmente, apesar da falta de informações sobre o papiro, eu creio realmente que trata-se de uma transliteração de um dos códices coptas encontrados na já mencionada biblioteca de Nag Hammadi, chamado de Sophia de Jesus, apesar do embate sobre a datação do códice copta, acredita-se pertencer ao séc. IV.

Shopia de Jesus versa, entre outros assuntos de natureza mais mística, sobre pares de opostos e a importância do comprometimento entre as duas metades que compõem um todo. Eu creio que houve uma falha na tradução por parte do copista e, quando da transliteração de algum trecho que fala sobre união entre homem e mulher, ficou apresentado da forma que está, de forma básica, nua e crua. Porém, a ideia real do texto seria a cumplicidade entre os opostos viventes na terra para a protocooperação e benefício mutuo. Principalmente se levarmos em consideração o fato do referido texto também apresentar questões “fantásticas” abordadas por Jesus, como a existência de seres invisíveis e sua atuação ao lado dos humanos.

OUTROS PAPIROS QUE FALAM DE JESUS

Apontei, em outro post, a descoberta de um fragmento de papiro datado do ano 200 a.C. que, não apenas enfatizava a proposta de que Jesus realmente existiu ,mas que ainda praticava o exorcismo. O referido documento tem apenas 7x7cm e cerca de 22 linhas (frente e verso).

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s