Coreia do Sul afirma descoberta de barco mais antigo da História

Pesquisadores sul-coreanos encontraram um barco a remo que, acreditam, ser o mais antigo já encontrado e catalogado na história da humanidade. Cerca de 8.000 anos a.C. e, diferente dos tênis e outros artigos relacionado aos coreanos, esta descoberta parece autêntica…

…Desculpa, não deu pra evitar a Piada.

Enfim, 8.000 anos é tempo pra cacete e pra você ter uma noção, esse tempo é equivalente ao período de nossa história conhecido como Idade da Pedra Polida ou período Neolítico.

Mas avancemos, pequeno Padawan. Não quero estragar a surpresa.

A DESCOBERTA
A Embarcação (parece uma jangada de pesca) mede cerca de 64 cm de comprimento, 50 de largura e 2,3 de espessura. Ainda, também foi encontrado um Remo feito de Carvalho que mede cerca de 170 centímetros de comprimento (fonte de pesquisa Agency Yonhap News).

Tal descoberta foi feita em 2005, a cerca de 2 metros abaixo do solo na cidade de Uljin, mas só agora foi divulgada, pois foi necessário retirar o barco mais um bloco de terra junto, para não danificar nada, segundo Chefe do Instituto Samhan de Bens Culturais, (Sr. Kim Ku-Geun).

aen20120827003400315_02_i
Imagem retirada do site Yonhap News – http://english.yonhapnews.co.kr/culturesports/2012/08/27/42/0701000000AEN20120827003400315F.HTML

Pelo que já se sabe, o barco é feito de madeira de cânfora (nativas de regiões orientais, muito resistente e de cheiro forte) e o remo é feito de Carvalho, com bastante variações espalhada pelo Mundo e isso complica os Estudos. Porém, a maior questão é que, em época tão remota, os Homens já mostravam talento primoroso para Carpintaria?

Claro, a Caça e a Pesca já era do conhecimento dos Indivíduos da época, mas Carpintaria (principalmente em madeira como a Cânfora que é incrivelmente resistência), ainda parece ser uma novidade.

Se tal descoberta estiver correta, o Período Neolítico pode ser mais “avançado” do que é convencionalmente estudado e isso pode mudar os livros de História, pequeno Padawan.

A CIDADE
A cidade de Uljin situa-se a cerca de 330km a sudoeste da famosa capita Seul (sediou os Jogos Olímpicos em 1988, além de sediar, juntamente com o Japão, a Copa do mundo de 2002). Possui uma área de 900,05 km2 e população total em 2010 foi de 52.000.

Além de servir de sede para Jogos Olímpicos, Uljin também sediou a Exposição de Alimentos Orgânicos na Expo Uljin Park entre 2005 e 2009. O referido evento proporciona, com exclusividade, representantes da indústria de alimentos orgânicos, além de atividades interativas, comida (óbvio) e música ao vivo.

Não, antes que alguém pergunte, não há eventos de Cosplay por lá.

Ainda em tempo, a cidade tem sua própria usina nuclear (uma das quatro usinas da Coréia do Sul), gerando muitos empregos e renda para o lugar ,que atualmente conta com seis reatores.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s