Coliseu de Roma apresenta inclinação de 40cm

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano (para os íntimos) apresentou em sua ultima inspeção, uma inclinação de cerca de 40cm para o lado sul. Segundo as autoridades italianas que estão cuidando do caso,  a hipótese de que este problema ocorra por conta do forte trânsito na região está descartada, visto que o lado que apresenta a deformidade não é o mesmo por onde trafegam os carros.

Segundo a diretora do Anfiteatro Flaviano ,a Dra. Rossella Rea, as causas para o evento são as mais diversas, por exemplo, as condições do cimento. A referida doutora aponta o cimento por conta de outros monumentos da mesma época apresentarem problemas parecidos. Reza a lenda que as autoridades competentes já conheciam a deformidade desde o ano passado e não queriam alarmar a sociedade, mas este boato é rechaçado logo de cara pela diretora Rossella.

DIFERENÇAS ENTRE TEATRO GREGO E ROMANO
Para quem não sabe, o Anfiteatro Flaviano assim é chamado por apresentar características diferentes do teatro grego tradicional, e não estou falando dos eventos que ele costumava receber. Enquanto o teatro grego era projetado em uma estrutura de semi circulo e aproveitava as diversas encostas da região (visando aproveitar a paisagem, a acústica e a perspectiva superior dos espectadores em relação a orquestra), ao passo que o anfiteatro romano era o equivalente a dois teatros gregos, criando um circulo completo e não necessitava aproveitamento da topografia da região. A ideia era de que os espetáculos apresentados na orquestra (regiao central – Palco) poderiam ser vistos de qualquer angulo, além de uma preocupação constante no mundo das apresentações em Roma: Cenários.

Eram exigidos cenários que alcançassem até o nível mais alto das arquibancadas do anfiteatro, o que oferecia um desafio que, caso concretizado, enchia os olhos e proporcionava espetáculos memoráveis. O Coliseu apresentava de tudo: Espetáculos de teatro, dança, lutas entre gladiadores, matanças de religiosos e rebeldes contra Roma de uma maneira geral e (dizem) até lutas entre carruagens e barcos.

OBSERVAÇÕES
O teatro romano de Málaga também andou ruim das pernas nos últimos meses. O ministério da cultura da Espanha cedeu uma boa verba para os devidos reparos nas instalações do Teatro. No caso do Anfeatro Flaviano, o governo enfatiza que a manutenção é preventiva e não oferece riscos aos visitantes.

Anúncios

Comenta aí, pô!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s